SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Bacharelado

O Curso

INSCREVA-SE


O Curso de Graduação a distância em Sistemas de Informação da PUC Minas Virtual apresenta um projeto pedagógico atualizado e inovador.

A principal característica desse curso é que ele é desenvolvido por projetos.

O curso é composto por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo. 




Cada eixo tem um tema, com uma disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas reais, alinhados ao mercado, a partir de organizações parceiras que compartilharão com a PUC Minas seus desafios.

Os alunos, com mentoria dos professores e apoiados no conteúdo técnico desenvolvido no eixo temático, trabalharão nos projetos e, ao final de cada semestre, devolverão para o mercado as soluções e reflexões para esses casos reais. 

O curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo no qual vivemos, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística  que recebeu na PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

  • Aplicar na prática todos os conhecimentos técnicos adquiridos e também terá desenvolvido suas competências comportamentais, sendo capaz de proceder de forma ética e profissional frente às demandas atuais do mercado e da sociedade. 

  • Compreender, desenvolver, utilizar e adaptar tecnologias da informação, atuando de maneira ética, social e humana;

  • Assegurar às organizações as informações e os sistemas necessários para prover suporte às operações e obter vantagem competitiva;

  • Inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais. 

Avaliação

A concepção do currículo deste curso pressupõe enfoque nas competências e habilidades que o aluno deverá construir durante os estudos. Portanto, a avaliação será contínua e por competências, sendo também diagnóstica e permanente. A análise dessa avaliação permanente será tanto coletiva quanto individualizada, permitindo identificar as competências e habilidades construídas por cada aluno em cada eixo temático, uma vez que há competências e habilidades que exigem do aluno ações coletivas e outras individuais. Essa análise, facilitada pelo uso de inteligência artificial, será realizada pelo sistema, pelos professores, pelo próprio aluno em um sistema de autoavaliação e também por seus pares.

Componente Curricular Projetos: Presente em todos os eixos temáticos do curso, possibilitará o desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio de projetos práticos, com atuação em problemas reais, sendo planejado e acompanhado pelos docentes envolvidos nessas disciplinas.

Avaliação processual: identificará o desenvolvimento das habilidades e atitudes construídas ao longo do projeto semestral. Atividades abertas em grupos, avaliação pelos pares, autoavaliação e apresentação por vídeos. 50 pontos

Avaliação multidisciplinar on-line: questões objetivas, que abordarão todo o conteúdo trabalhado nos microfundamentos. 50 pontos

Microfundamentos: avaliação com questões objetivas avaliativas não pontuadas, de autocorreção, que oferecem ao próprio aluno um diagnóstico, abrindo a possibilidade de compreensão de suas potencialidades e fragilidades. Pré-requisito para a realização da avaliação semestral online interdisciplinar. 100% de acertos

A aprovação do aluno ocorrerá mediante o alcance de, no mínimo, 60% de aproveitamento dos pontos, distribuídos, tanto no desenvolvimento do projeto, quanto da avaliação multidisciplinar, somados. A reavaliação ocorrerá de forma simultânea à construção dos projetos, sendo que as atividades abertas referentes ao caso real deverão ser corrigidas pelo professor e refeitas pelo aluno caso tenha modificações e melhorias a serem realizadas. 

Componente Curricular Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos

Atividades on-line: serão realizadas individuais e em grupos, de forma processual e somativa, podendo o aluno fazer e refazer as atividades durante o período letivo semestral. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos. A reavaliação ocorre de forma processual ao longo do semestre.  


Carga Horária


3.000 horas (4 anos)

Valor

parcelas de R$568,00 (Tabela 2022, sujeita a reajustes).

O que você irá estudar

O curso contempla conteúdos como programação de computadores, análise e projeto de sistemas, engenharia de software, sistemas de informação e aspectos organizacionais das empresas. Aborda as aplicações dos Sistemas de Informação como bancos de dados e recuperação de informação, business intelligence, gerência de projetos, segurança, avaliação e auditoria de sistemas, governança de tecnologia, representação e organização da informação. Na área de infraestrutura, sistemas operacionais, projeto e gerência de redes de computadores, comércio eletrônico e desenvolvimento distribuído e em nuvem. No campo gerencial, o papel de liderança da gerência da informação em organizações, a dinâmica do processo de administração e decisório, empreendedorismo e inovação.Clique aqui para acessar a ementa do curso.

Confira a ementa completa AQUI.

OBSERVAÇÃO:

É recomendado que o aluno possua ou tenha acesso a um computador com a seguinte configuração: 

 MínimaRecomendada
Processadori3 3.6GHzi5 3.6GHz
Memoria4Gb8Gb
HD500GbSSD 240Gb
Placa de VideoIntegrada do processadorAMD RX 550 - 4Gb memoria
S.O.Windows 7 ou superior (Ubuntu 20.04) de 64 bitsWindows 10 (Ubuntu 20.04)
NavegadoresChrome v81Chrome v82
Link1 mbps10 mbps


Áreas de atuação

O bacharel em Sistemas de Informação está capacitado para atuar em todas as fases de desenvolvimento de sistemas e gestão dos recursos computacionais, ocupando cargos de: analista de sistemas, gerente de projetos, analista de suporte, gerente de TI, administrador de banco de dados, administrador de redes, analista de segurança, arquiteto de software, engenheiro de software.

Pode atuar, ainda, em pesquisas na área da computação, tais como: banco de dados, business intelligence, engenharia de software, computação móvel e distribuída, gestão de conteúdos, informática na educação, inteligência artificial, jogos digitais, sistemas de informação geográficos, software livre, usabilidade e acessibilidade de softwares, gestão de tecnologia da informação e inovação em TI.

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2). 

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.


TurnosPeríodos
Virtual8

Colegiado

Grade curricular

Virtual

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

Corpo Docente