Relações Públicas

O Curso

INSCREVA-SE

O curso de Relações Públicas oferece uma formação técnica e humanista, por meio do diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de formar profissionais capazes de executar políticas de comunicação inovadoras, promovendo o relacionamento entre a organização e os seus diferentes públicos de interesse. O grande diferencial do curso é trabalhar na busca de soluções para problemas reais. Em cada ciclo de aprendizagem, o aluno é instigado a articular competências humanistas e técnicas (gerais e específicas), por meio da realização de projetos na área de Comunicação e Relações Públicas de caráter interdisciplinar e transdisciplinar.

Metodologia

A distância

Carga Horária

3.200 horas (4 anos)

Valor

parcelas de R$570,00 (Tabela 2022, sujeita a reajustes).

Para mais esclarecimentos sobre o curso, entre em contato por meio do e-mail: ead.faleconosco@pucminas.br.


O que você irá estudar

O curso de Relações Públicas se estrutura em quatro ciclos: Relações Públicas no Contexto das Organizações; Comunicação Digital, Identidade; Imagem e Reputação das Organizações; Relações Públicas e Mercado. Os ciclos se desdobram em eixos: Produção para Comunicação Interna, Produção de Eventos, Desenvolvimento de Conteúdos Digitais, Planejamento de Comunicação Digital, Comunicação Institucional Externa, Planejamento Estratégico de Comunicação, Comunicação Mercadológica, Inovação em Relações Públicas. Cada eixo é formado por microfundamentos que alicerçam a construção de um projeto voltado para um cliente real. Durante a sua formação, o discente realizará diferentes atividades que vão complementar a sua formação profissional. O estágio oferecerá ao aluno a interlocução com o mercado de trabalho, permitindo a integração entre teoria e prática. Já o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) proporcionará ao estudante a oportunidade de uma reflexão aprofundada e crítica sobre temas/áreas que perpassam a formação e atuação na área das Relações Públicas.

Confira a matriz curricular AQUI.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

Dominar as linguagens e as técnicas utilizadas no processo de comunicação e nas diversas mídias, articulando as dimensões de criação, produção e interpretação.

Ter capacidade de articular, de forma interdisciplinar as interfaces existentes entre as áreas da comunicação, bem como de outros campos do saber, promovendo a integração teórico-prática.

Atuar profissionalmente em consonância com os princípios éticos da comunicação para a cidadania, considerando as questões contemporâneas, voltadas para os direitos humanos e a sustentabilidade.

Ser capaz de produzir conhecimento científico no campo da comunicação a na área de Relações Públicas e de exercício da docência.

Ter interesse em desenvolver pesquisas, estratégias e políticas que favoreçam a interpretação qualificada da conjuntura sócio-organizacional.

Ter criatividade para gerar, executar e avaliar planos, programas, campanhas e projetos estratégicos de Relações Públicas, integrados às demandas organizacionais e da opinião pública.

Demonstrar habilidade para sistematizar os repertórios necessários à prática profissional nos âmbitos da gestão dos processos comunicacionais, da cultura organizacional e das inovações tecnológicas.

Ter conhecimento de técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades de assessoria de imprensa.

Ter conhecimento de técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades de organização de eventos, cerimonial e protocolo.

Ter conhecimento de técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades de ouvidoria e comunicação interna.

Ter conhecimento de técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de pesquisa de opinião pública e de mercado.

Demonstrar capacidade de desenvolver serviços de auditoria, consultoria e assessoria de comunicação de empresa.

Atuar de forma qualificada em atividades de relações governamentais e de comunicação pública.

Demostrar habilidade para administrar crises e controvérsias, promovendo ações para a construção e preservação da imagem e da reputação das organizações.



Áreas de atuação

O profissional de Relações Públicas recebe uma formação extremamente diversificada e em consonância com o mercado de trabalho na atualidade podendo atuar em organizações públicas, privadas e não governamentais nas seguintes áreas: - Planejamento estratégico de comunicação - Comunicação institucional - Gestão de contatos e relacionamento com os públicos da organização - Produção de conteúdos - Comunicação Interna - Gestão e produção de eventos - Relações Governamentais


TurnosPeríodos
Virtual8

Colegiado

Informações indisponíveis no SGA.

Grade curricular

Informações indisponíveis no SGA.

Corpo Docente