Redes de Computadores - Tecnólogo

O Curso

INSCREVA-SE

O curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores da PUC Minas Virtual apresenta um projeto pedagógico atualizado e inovador.

A principal característica desse curso é que ele é desenvolvido por projetos.

O curso é composto por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo. 


Cada eixo tem um tema, com uma disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas reais, alinhados ao mercado, a partir de organizações parceiras que compartilharão com a PUC Minas seus desafios.

Os alunos, com mentoria dos professores e apoiados no conteúdo técnico desenvolvido no eixo temático, trabalharão nos projetos e, ao final de cada semestre, devolverão para o mercado as soluções e reflexões para esses casos reais. 

O curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo no qual vivemos, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística  que recebeu na PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.

Ao final do curso, o aluno será capaz de 

  • Atuar no projeto, configuração, manutenção, gerenciamento e segurança de redes de computadores e infraestruturas de TI, tendo competências para as atividades envolvendo hardware e software e com grande enfoque em ambientes virtualizados e de computação em nuvem;

  • Desenvolver de sistemas e aplicativos.

  • Aplicar na prática todos os conhecimentos técnicos adquiridos e também terá desenvolvido suas competências comportamentais, sendo capaz de proceder de forma ética e profissional frente às demandas atuais do mercado e da sociedade. 

Avaliação

A concepção do currículo deste curso pressupõe enfoque nas competências e habilidades que o aluno deverá construir durante os estudos. Portanto, a avaliação será contínua e por competências, sendo também diagnóstica e permanente. A análise dessa avaliação permanente será tanto coletiva quanto individualizada, permitindo identificar as competências e habilidades construídas por cada aluno em cada eixo temático, uma vez que há competências e habilidades que exigem do aluno ações coletivas e outras individuais. Essa análise, facilitada pelo uso de inteligência artificial, será realizada pelo sistema, pelos professores, pelo próprio aluno em um sistema de autoavaliação e também por seus pares.

Componente Curricular Projetos: Presente em todos os eixos temáticos do curso, possibilitará o desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio de projetos práticos, com atuação em problemas reais, sendo planejado e acompanhado pelos docentes envolvidos nessas disciplinas.

Avaliação processual: identificará o desenvolvimento das habilidades e atitudes construídas ao longo do projeto semestral. Atividades abertas em grupos, avaliação pelos pares, autoavaliação e apresentação por vídeos. 50 pontos

Avaliação multidisciplinar on-line: questões objetivas, que abordarão todo o conteúdo trabalhado nos microfundamentos. 50 pontos

Microfundamentos: avaliação com questões objetivas avaliativas não pontuadas, de autocorreção, que oferecem ao próprio aluno um diagnóstico, abrindo a possibilidade de compreensão de suas potencialidades e fragilidades. Pré-requisito para a realização da avaliação semestral online interdisciplinar. 100% de acertos

A aprovação do aluno ocorrerá mediante o alcance de, no mínimo, 60% de aproveitamento dos pontos, distribuídos, tanto no desenvolvimento do projeto, quanto da avaliação multidisciplinar, somados. A reavaliação ocorrerá de forma simultânea à construção dos projetos, sendo que as atividades abertas referentes ao caso real deverão ser corrigidas pelo professor e refeitas pelo aluno caso tenha modificações e melhorias a serem realizadas. 

Componente Curricular Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos

Atividades on-line: serão realizadas individuais e em grupos, de forma processual e somativa, podendo o aluno fazer e refazer as atividades durante o período letivo semestral. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos. A reavaliação ocorre de forma processual ao longo do semestre.  

Carga Horária

2.000 horas (2,5 anos)

Valor

parcelas de R$417,00 (Tabela 2022, sujeita a reajustes).

O que você irá estudar

Alinhado com as demandas atuais, o curso Tecnólogo em Redes de Computadores é organizado em três ciclos de aprendizado, o primeiro com seis meses e os dois últimos com um ano de duração.

Ao final dos segundo e terceiro ciclos, os alunos recebem uma certificação que os habilitam a ingressar no mercado de trabalho.

1ª certificação intermediária: Qualificação Profissional em Implantação de Redes de Computadores e Sistemas.

2ª certificação intermediária: Qualificação Profissional em Gerenciamento e Segurança de Redes de Computadores.

Cada ciclo é composto por eixos temáticos (que possuem duração de um semestre), em que o processo de ensino/aprendizado ocorre por meio de microfundamentos, disciplinas e um projeto.

Todo eixo temático acontece em torno do projeto prático, que é o desenvolvimento de um trabalho que dura todo o semestre e tem acompanhamento minucioso de um professor da área.

Os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto são adquiridos pelos alunos por meio dos microfundamentos, que ficam à disposição do aluno durante todo o tempo e que podem ser consultados conforme a necessidade do tema.

No Tecnólogo em Redes de Computadores os alunos trabalharão os seguintes eixos temáticos:

  1. Fundamentos de Sistemas computacionais;
  2. Arquiteturas, tecnologias e protocolos de redes;
  3. Desenvolvimento de produtos de software;
  4. Administração de Redes e Serviços;
  5. Segurança de Redes.

Sabendo da necessidade da formação de um Tecnólogo em Redes de Computadores atualizado e atento às demandas do mundo atual, em cada eixo temático é trabalhado um tema relacionado à questão posta pela disciplina “Desafios Contemporâneos”.

Além disso, haja vista a reconhecida importância das habilidades sociais, emocionais e mentais (soft skills) do profissional moderno, o aluno cursará em cada semestre a disciplina “Competências Comportamentais”, que aborda criticamente temas contemporâneos e importantes para essa formação.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

OBSERVAÇÃO:

É recomendado que o aluno possua ou tenha acesso a um computador com a seguinte configuração: 

 MínimaRecomendada
Processadori3 3.6GHzi5 3.6GHz
Memoria4Gb8Gb
HD500GbSSD 240Gb
Placa de VideoIntegrada do processadorAMD RX 550 - 4Gb memoria
S.O.Windows 7 ou superior (Ubuntu 20.04) de 64 bitsWindows 10 (Ubuntu 20.04)
NavegadoresChrome v81Chrome v82
Link1 mbps10 mbps


Áreas de atuação

Vivemos atualmente em um mundo altamente conectado. As empresas e governos dependem de redes de computadores para a viabilização de suas operações e tarefas administrativas.

Usuários domésticos fazem uso da Internet para atividades de trabalho home office, estudos, segurança e entretenimento. Com o advento da Internet das Coisas (IoT), equipamentos das mais diversas naturezas e tamanhos conectam-se à rede e dependem dela para seu funcionamento.

Nesse contexto, o tecnólogo em Redes de Computadores está inserido em uma área com demanda profissional cada vez mais elevada. Os setores que abrem vagas para esses profissionais são muitos, partindo da gestão de redes e infraestruturas de TI de pequenas, médias e grandes empresas, passando por provedores de serviços de Internet e empresas de pesquisa e desenvolvimento que criam soluções tecnológicas e chegando até a gestão de grandes datacenters.

Além de ser um curso de alta empregabilidade, o Tecnólogo em Redes de Computadores tem a preocupação em oferecer ferramentas para que os alunos possam tornar-se empreendedores capazes de identificar oportunidades, gerar soluções e criar negócios.

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2). 

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.


TurnosPeríodos
Virtual5

Colegiado

Grade curricular

Virtual

1° período

Formação: Tecnólogo

2° período

Formação: Qualificação Profissional em Implantação de Redes de Computadores e Sistemas

2° período

Formação: Tecnólogo

3° período

Formação: Qualificação Profissional em Implantação de Redes de Computadores e Sistemas

3° período

Formação: Tecnólogo

4° período

Formação: Qualificação Profissional em Gerenciamento e Segurança de Redes de Computadores

4° período

Formação: Tecnólogo

5° período

Formação: Qualificação Profissional em Gerenciamento e Segurança de Redes de Computadores

5° período

Formação: Tecnólogo

Corpo Docente