Geoprocessamento - Tecnólogo

O Curso

INSCREVA-SE

A oferta do curso de Tecnologia em Geoprocessamento busca atender a um movimento de valorização do profissional preparando-o com uma sólida base teórica, técnica e humanística. Para atingir seus objetivos, o curso privilegia a utilização de múltiplas linguagens, tecnologias e metodologias.

O curso de Tecnologia e Geoprocessamento forma um profissional preparado para acompanhar continuamente a evolução das tecnologias em geoprocessamento e capaz de atender demandas das empresas e da sociedade na qual está inserido. Constitui objetivo do Curso, formar profissionais que possuam uma base teórico-conceitual articulada com uma formação técnica consistente; espírito investigativo; posicionamento proativo frente às demandas vigentes e sensibilidade para as questões sociais e ambientais. O curso possui uma proposta inovadora com a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de projetos que possibilitam ao aluno experienciar a teoria e prática durante toda sua formação. Com isso, o egresso estará apto a atuar no mercado de trabalho, que tem demandado grande quantidade de profissionais, nos mais diversos ramos de atividade que envolvam a análise dos dados espaciais.

Metodologia

A distância

Valor

parcelas de R$417,00 (Tabela 2022, sujeita a reajustes).

Para mais esclarecimentos sobre o curso, entre em contato por meio do e-mail: ead.faleconosco@pucminas.br


Ao final do curso, o aluno será capaz de

• Supervisionar, coordenar, orientar e executar levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais em consonância com a legislação vigente; • Aplicar ferramentas de sistemas de sensoriamento remoto; • Gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação de dados de sensoriamento remoto; • Vistoriar, periciar, avaliar, emitir laudo e parecer técnicos em sua área de atuação; • Interpretar imagens que possibilitem monitorar e gerenciar condições hidrológicas, meteorológicas, climatológicas, vegetação e geomorfológicas; • Conhecer saberes relacionados a cartografia, a levantamentos geodésicos, topográficos, cartográficos, fotogrametria, e sensoriamento remoto para o processamento de dados; • Ter habilidade de liderança de equipes, de gestão de problemas técnicos e de conflitos. Além disso, deve estar orientado por uma postura ética e apresentar visão humanística que o permita compreender o contexto social, econômico, político e cultural em que se insere e atua, a fim de promover o desenvolvimento econômico e humano.


O que você irá estudar

​O curso de Tecnólogo em Geoprocessamento prepara o profissional para esta nova dinâmica da realidade, que requer profissionais competentes, envolvidos e proativos na solução de problemas. Para atingir este objetivo, o curso foi estruturado na forma de projetos divididos em 6 eixos temáticos.

Os conteúdos que embasam os projetos serão abordados na forma de micro fundamentos, ao longo do respectivo Eixo. Além do conteúdo técnico, as disciplinas de Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos buscam desenvolver as soft skills, que são características necessárias para o profissional atual, e trazem discussões acerca dos desafios da sociedade e dos tempos modernos, visando a formação humana, que é um diferencial muito requisitado pelas empresas atualmente. Para desenvolver os projetos, os alunos terão o acompanhamento de professores num processo de mentoria contínua, focando no desenvolvimento pessoal e profissional.

O conteúdo do curso foi elaborado para garantir o embasamento prático, teórico, científico, técnico e humano, para que o profissional em tecnologia em Geoprocessamento tenha uma formação abrangente, moderna e dirigida para o mercado.

Os eixos são estruturados contemplando os seguintes temas:

EIXO TEMÁTICO 1: CARTOGRAFIA E GEODESIA: são trabalhados conceitos e teorias importantes e que dão embasamento aos estudos em geoprocessamento.

EIXO TEMÁTICO 2: Geoprocessamento e georreferenciamento de imóveis: neste eixo, são discutidas as técnicas necessárias aos trabalhos de georreferenciamento de imóveis rurais.

EIXO TEMÁTICO 3: Banco de dados geográficos programação e análise espacial: esse eixo temático é responsável por abordar técnicas de coleta, armazenamento e tratamento de dados espaciais por meio de estruturação banco de dados e linguagens de programação.

EIXO TEMÁTICO 4: Geoprocessamento aplicado a análise ambiental e agrária: esse eixo abordará técnicas de geoprocessamento aplicadas aos estudos ambiental e agrário.

EIXO TEMÁTICO 5: Geoprocessamento aplicado na análise urbana e de bacias hidrográficas: esse eixo abordará técnicas de geoprocessamento aplicadas aos estudos em climatologia, estudos de bacias hidrográficas, além do planejamento urbano e regional.

EIXO TEMÁTICO 6: Geoprocessamento Aplicado na avaliação, perícia e auditoria ambiental: esse eixo abordará técnicas de geoprocessamento aplicadas recuperação de áreas degradadas, a perícia e auditorias ambientais.

Clique aqui para acessar a matriz curricular do curso.

Áreas de atuação

O Tecnólogo em Geoprocessamento pode atuar em diversas áreas do mercado onde as técnicas de análise de dados espaciais se fazem presentes, desde a coleta e armazenamento ao tratamento e conversão de dados por meio de métodos, técnicas e instrumentos computacionais. O Geoprocessamento possui uma capacidade de integrar dados sociais, ambientais e econômicos na criação de um futuro sustentável. Com o Geoprocessamento, empresas e governos transformam dados em conhecimento utilizando uma linguagem visual que possibilita identificar tendências e padrões, realizar análises e simular cenários que viabilizam e facilitam a tomada de decisão. É grande o número de órgãos públicos, empresas privadas, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público que demandam profissionais em geoprocessamento para atuarem no georreferenciamento e cadastramento de imóveis rurais e urbanos, planejamento e ordenação do uso do solo urbano, processos agrícolas, planejamento ambiental, entre outros.

TurnosPeríodos
Virtual6

Colegiado

Grade curricular

Virtual

1° período

Formação: Tecnólogo

2° período

Formação: Tecnólogo

3° período

Formação: Tecnólogo

4° período

Formação: Tecnólogo

5° período

Formação: Tecnólogo

6° período

Formação: Tecnólogo

Corpo Docente