Ciências Contábeis - EAD

O Curso

Inscreva-se

O Curso de Graduação a Distância em Ciências Contábeis viabiliza a formação do profissional contábil para que este exerça com ética os aspectos técnicos, legais, financeiros, gerenciais e sociais, em âmbito nacional e internacional, e nos diferentes modelos de organização; tendo bom desempenho no emprego da contabilidade geral, da contabilidade tributária, da controladoria e gestão, da contabilidade aplicada a empresas de natureza específica, e a subcampos que emergem na temática contábil mundial; por meio da quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização da tecnologia da informação. Assim, o curso é dirigido a pessoas que desejam aprender e aplicar, crítica e eticamente, a linguagem universal dos negócios, a lógica contábil. 

  

                                           

Provas

- Os alunos matriculados nos cursos de graduação a distância da PUC Minas Virtual realizarão provas presenciais aos domingos, nos turnos manhã e tarde.

- Alunos matriculados nos cursos presenciais, que cursam disciplinas da grade curricular dos cursos a distância, farão provas aos domingos.

TURNO DE PROVAS 2º SEMESTRE 2019:

Clique aqui e acesse mais informações sobre as provas.

O que você irá estudar

Integrado às demandas de mercado e alinhado às adequações das Normas Internacionais da Contabilidade, que demandam uma contínua integração com sistemas de informação, haja visto a malha tributária e o Sistemas de Escrituração Pública, o curso é compreendido em seis campos do conhecimento, denominados como eixos: Contabilidade Geral, Auditoria e Perícia, Gestão Tributária, Controladoria e Gestão, Contabilidade Aplicada e Formação Geral. A definição de cada conteúdo programático nas disciplinas é sustentada pelas competências previstas para a formação do egresso, tendo como objetivo o desenvolvimento das habilidades.


As disciplinas de Sistemas Contábeis e Sistemas Fiscais compreendem uma visão integradora para a aplicação em sistemas reais, adotados no mercado de trabalho para a escrituração contábil, gestão de pessoal, gestão financeira, patrimonial e fiscal, além das entregas ao Fisco.

O componente curricular "Estágio", no 5º Período do Curso, é ministrado nos mesmos moldes dos demais componentes e destina-se ao acompanhamento de uma experiência de trabalho em um novo vínculo ou no já existente, com um projeto específico à área contábil-financeira. 

O componente curricular "Projeto Aplicativo", no 6º Período do Curso,  favorece o seu envolvimento com a sociedade por meio da realização de uma prática extensionista.

O "Trabalho de Conclusão de Curso", no 7º Período do Curso,  garante uma vivência de interação com um grupo de pesquisa, que resulta na produção de uma comunicação científica, no formato artigo.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho do bacharel em Ciências Contábeis é amplo e legitimado nas organizações. A empregabilidade profissional atesta adequada remuneração e oportunidade de desenvolver carreira profissional estável. Você poderá atuar em pequenas, médias e grandes organizações (no Brasil ou no exterior), auxiliando a alta administração a gerir o patrimônio empresarial. Durante o curso, a atuação profissional poderá ocorrer em empresas nos setores fiscais, de contabilidade, de pessoal, e de controladoria, sempre no suporte à tomada de decisões. O bacharel em Ciências Contábeis pode atuar como contador, auditor, perito contábil e gestor financeiro. Outro campo de atuação é o setor público; como contador em prefeituras, auditor em instâncias municipais, estaduais e federais. 

Perfil do Egresso

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Resolução CNE/CES 10, de 16 de Dezembro de 2004), o Curso deve propiciar condições para formar um Contador com o seguinte perfil:

  • Ter uma visão global quanto às questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e suas influências nas alterações patrimoniais, nos diferentes modelos organizacionais;
  • Ter uma visão dinâmica da empresa, pela interpretação dos registros das mutações patrimoniais;
  • Possuir pleno domínio das responsabilidades funcionais envolve​ndo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
  • Servir de apoio à administração superior (pelo conhecimento de técnicas estatísticas e de economia de mercado e pela visão financeira e de produção) aos processos decisórios e de controladoria, revelando capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;
  • Colaborar por meio da sugestão de metas e estratégias, para que a empresa alcance os seus objetivos (que poderão incluir a maximização do lucro) e sua maior participação social na coletividade.

A matriz curricular do Curso de Ciências Contábeis é direcionada para o desenvolvimento de 20 competências consideradas relevantes para a atuação profissional do profissional da área contábil. 

Para mais informações clique aqui​.

Atividades Complementares

100 horas. 

Obtenção de Novo Título

Egressos de cursos da PUC Minas de áreas afins, conseguem eliminar até 48% das disciplinas, podendo concluir o curso em menos tempo. Clique aqui e confira a tabela de dispensa para os cursos da PUC Minas. Salientamos que na tabela, contém os percentuais máximos de dispensa. Cada caso será estudado individualmente pela coordenação, que fará uma análise da grade curricular da formação do candidato que desejar participar do processo de Obtenção de Novo Título.

Depoimentos de alunos

Saiba o que nossos alunos acham do curso. 

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento

O Curso pode ser realizado de qualquer parte do Brasil ou do mundo. Atendendo a legislação do MEC, o aluno deverá comparecer em um de nossos polos apenas para a realização de provas que acontecem aos domingos. As datas já estão pré-estabelecidas em nosso Calendário de Provas (clique aqui para acessar). 

Para acessar o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância clique aqui.


Preparação para a Matrícula 2019.2
 
No intuito de te auxiliar na preparação da matrícula em disciplinas, apresentamos algumas informações para facilitar a organização e a identificação.

Para se programar é necessário considerar as disciplinas a cursar, o turno de provas 2019.2 (máximo 3 provas para cada turno) e os pré-requisitos das disciplinas.

Na intenção de evidenciar todas as informações em um único local (exceto as disciplinas a cursar indicadas na definição curricular), elaboramos uma planilha genérica com sugestões de planos de estudo (clique aqui).

Caso este seja o seu primeiro semestre em nosso curso e esteja matriculado regularmente nas disciplinas do 1º período, a planilha poderá lhe atender no sentido em que apresenta 3 sugestões: antecipar formatura em 1 semestre, adiar formatura em 1 ano, e a versão regular. A partir da sua experiência neste semestre será possível identificar a velocidade da sua trajetória no curso! A aba adiar formatura em 1 ano é recomendada para pessoas com restrição de tempo para os estudos e/ou dificuldade de adaptação ao EAD. Sinalizamos em negrito as disciplinas que registram historicamente, um menor percentual de aprovação em relação à média do curso.

Aos calouros formados em outro curso que obtiveram dispensa de disciplinas, aos alunos que ingressaram em nosso curso via transferência e aos alunos veteranos, recomendamos que editem a planilha para que possam simular a escolha das disciplinas, considerando o pré-requisito e o turno de provas.

Caso haja alguma dúvida, a tutoria do nosso curso está á disposição para te auxiliar, pelo endereço ead.coordcontabeis@pucminas.br. Basta expor suas dúvidas/solicitações no corpo da mensagem. 


Turnos * Períodos
Virtual8
* O curso tem uma carga horária total de 3.120 horas e duração média de 4 anos, divididos em 8 semestres de 19 semanas cada.

Colegiado

  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira (Coordenador)
  • Silvana Maria Figueiredo Santos

Corpo Docente