O Curso de Graduação a Distância em Ciências Contábeis viabiliza a formação do profissional contábil para que este exerça com ética os aspectos técnicos, legais, financeiros, gerenciais e sociais, em âmbito nacional e internacional, e nos diferentes modelos de organização; tendo bom desempenho no emprego da contabilidade geral, da contabilidade tributária, da controladoria e gestão, da contabilidade aplicada a empresas de natureza específica, e a subcampos que emergem na temática contábil mundial; por meio da quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização da tecnologia da informação. Assim, o curso é dirigido a pessoas que desejam aprender e aplicar, crítica e eticamente, a linguagem universal dos negócios, a lógica contábil.
A organização curricular moderna aponta outra maneira de conceber a construção do conhecimento científico, onde a interpretação da realidade passa ser o foco de atenção no processo de ensino aprendizagem. Essa opção de organização curricular, com destaque para a estrutura de etapas contínuas e progressivas de aprofundamento dentro dos projetos favorece a consolidação de uma postura investigativa e o exercício constante de interpretação da realidade, por parte dos alunos e dos docentes.
Semestralmente, em cada eixo temático, o aluno cursará os componentes curriculares denominados Projeto, Competências Comportamentes e Desafios Contemporâneos. Os componentes curriculares Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, de 40 horas cada, propõem conteúdo flexível, diferenciados de um semestre para o outro e definidos pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso. Tais conteúdos estarão presentes em todos os semestres letivos e tratarão das competências necessárias para o mundo do trabalho contemporâneo e para os desafios da sociedade atual.
Ao longo do curso o aluno também participará de Grupos de Estudos, direcionados ao desenvolvimento da prática investigativa para o desenvolvimento de pesquisa científica. Além do Estágio Obrigatório que compreende a vivência prática esperada para a formação profissional, favorecendo o desenvolvimento da Formação Téorico-Prática preconizada pela Resolução CNE/CES 10 (2004).
No componente curricular Projeto serão desenvolvidas atividades com carga horária de 250 horas, a partir de problemas reais advindos de demandas sociais, empresariais que estejam associadas a prática de pesquisa e de extensão. Os alunos, trabalhando em grupos, desenvolverão os problemas, buscando soluções por meio de ações coletivas e individuais. Os conteúdos relacionados ao eixo temático serão estruturados em Microfundamentos e subsidiarão as soluções para os problemas apresentados. Ressalta-se que os Microfundamentos são compostos pelos conteúdos relativos à formação básica e profissional do contador previstos nas diretrizes legais do curso, e abordadas pela perspectiva teórico-prática que favorece a aplicação do saber em distintos ambientes organizacionais.
Durante a realização das atividades do Projeto os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos trabalhados nos Microfundamentos desenvolvendo habilidades e atitudes, permitindo a formação das Competências propostas para a formação do egresso. Ainda, o componente curricular Projeto será responsável pela articulação com as disciplinas Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, as quais consubstanciarão a reflexão teórico-prática instigada pelos projetos desenvolvidos pelo aluno em sua trajetória acadêmica.
Por dentro do Curso
O perfil do profissional de contábeis mudou muito nos últimos anos. Pensando nisso, fizemos alguns vídeos para você, interessado em fazer Ciências Contábeis na PUC Virtual, ficar por dentro de tudo sobre o curso e o mercado de trabalho. Clique aqui e acesse a playlist completa.
Objetivos
Ao considerar as demandas do mercado de trabalho, as perspectivas profissionais e os desafios já conhecidos para o exercício profissional, foram construídos objetivos específicos que são balizadores para a construção dos recursos pedagógicos utilizados na mediação da aprendizagem.
a) Oferecer oportunidades de desenvolvimento da capacidade crítico-analítica de avaliação das implicações organizacionais, face ao advento das tecnologias da comunicação e da informação.
b) Promover oportunidades para o desenvolvimento da compreensão das questões contábeis nos diferentes modelos de organização, de âmbito nacional e internacional.
c) Formar contadores para o exercício profissional, orientados por princípios éticos na sua prática profissional, aptos a exercer suas responsabilidades com expressivo domínio das funções contábeis.
d) Disponibilizar o acesso a técnicas e instrumentos que permitam a aplicação prática e o pleno exercício das atribuições do Contador dentro de uma visão abrangente e complexa sobre os eventos contábeis.
e) Ensejar condições para uma produção adequada e contínua do conhecimento intelectual, permitindo a inserção do Contador nas práticas atuais verificadas no mundo dos negócios.
f) Aplicar o conhecimento de disciplinas afins à Contabilidade, habilitando o futuro profissional à compreensão das relações multidisciplinares com os campos da Economia, Administração, Direito e Sistemas de Informação.
A dinâmica relacional do projeto, construída pela integração entre as unidades curriculares, tendo em vista a contínua busca pela integração do ensino, da pesquisa e da extensão, fomenta um ambiente potencializador para o alcance dos objetivos. Além disso, o ecossistema digital visa propiciar a comunicação e a informação entre a equipe multidisciplinar, os docentes, os discentes, e a comunidade acadêmica assistida. A vivência profissional retratada pelas experiências de aprendizagem significativa com proposição de práticas adaptativas, fomenta a reflexão crítico analítica sobre os conflitos de interesse e os desafios éticos-profissionais, favorecendo a retenção da aprendizagem para o longo prazo. Na dinâmica de interação das disciplinas que se apoiam em softwares para a simulação de ambientes corporativos, os alunos são conduzidos a utilizar ferramentas próprias do ambiente de trabalho, adaptando-se às técnicas e instrumentos com abrangência e complexidade, para considerar os eventos contábeis. Referente às relações multidisciplinares, as mesmas foram pensadas na concepção do projeto para que pudessem favorecer a integração de maneira articulada durante a trajetória acadêmica do aluno.
Metodologia
EAD
Obtenção de Novo Título
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Transferência externa
Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2).
O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.
Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Para acessar o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância clique aqui.
E, para comprovar o Conceito 5 do Curso, acesse:
https://emec.mec.gov.br/emec/consultacadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MzM4/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/MTA=
Valor
parcelas de R$609,00 (Tabela 2023).