Ciências Contábeis - EAD

O Curso

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O Curso de Graduação a Distância em Ciências Contábeis viabiliza a formação do profissional contábil para que este exerça com ética os aspectos técnicos, legais, financeiros, gerenciais e sociais, em âmbito nacional e internacional, e nos diferentes modelos de organização; tendo bom desempenho no emprego da contabilidade geral, da contabilidade tributária, da controladoria e gestão, da contabilidade aplicada a empresas de natureza específica, e a subcampos que emergem na temática contábil mundial; por meio da quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização da tecnologia da informação. Assim, o curso é dirigido a pessoas que desejam aprender e aplicar, crítica e eticamente, a linguagem universal dos negócios, a lógica contábil. 

A organização curricular moderna aponta outra maneira de conceber a construção do conhecimento científico, onde a interpretação da realidade passa ser o foco de atenção no processo de ensino aprendizagem. Essa opção de organização curricular, com destaque para a estrutura de etapas contínuas e progressivas de aprofundamento dentro dos projetos favorece a consolidação de uma postura investigativa e o exercício constante de interpretação da realidade, por parte dos alunos e dos docentes. 

Semestralmente, em cada eixo temático, o aluno cursará os componentes curriculares denominados Projeto, Competências Comportamentes e Desafios Contemporâneos. Os componentes curriculares Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, de 40 horas cada, propõem conteúdo flexível, diferenciados de um semestre para o outro e definidos pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso.  Tais conteúdos estarão presentes em todos os semestres letivos e tratarão das competências necessárias para o mundo do trabalho contemporâneo e  para os desafios da sociedade atual. 

Ao longo do curso o aluno também participará de Grupos de Estudos, direcionados ao desenvolvimento da prática investigativa para o desenvolvimento de pesquisa científica. Além do Estágio Obrigatório que compreende a vivência prática esperada para a formação profissional, favorecendo o desenvolvimento da Formação Téorico-Prática preconizada pela Resolução CNE/CES 10 (2004).

No componente curricular Projeto serão desenvolvidas atividades com carga horária de 250 horas, a partir de problemas reais advindos de demandas sociais, empresariais que estejam associadas a prática de pesquisa e de extensão. Os alunos, trabalhando em grupos, desenvolverão os problemas, buscando soluções por meio de ações coletivas e individuais. Os conteúdos relacionados ao eixo temático serão estruturados em Microfundamentos e subsidiarão as soluções para os problemas apresentados. Ressalta-se que os Microfundamentos são compostos pelos conteúdos relativos à formação básica e profissional do contador previstos nas diretrizes legais do curso, e abordadas pela perspectiva teórico-prática que favorece a aplicação do saber em distintos ambientes organizacionais. 

Durante a realização das atividades do Projeto os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos trabalhados nos Microfundamentos desenvolvendo habilidades e atitudes, permitindo a formação das Competências propostas para a formação do egresso. Ainda, o componente curricular Projeto será responsável pela articulação com as disciplinas Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, as quais consubstanciarão a reflexão teórico-prática instigada pelos projetos desenvolvidos pelo aluno em sua trajetória acadêmica. 

Por dentro do Curso

O perfil do profissional de contábeis mudou muito nos últimos anos. Pensando nisso, fizemos alguns vídeos para você, interessado em fazer Ciências Contábeis na PUC Virtual, ficar por dentro de tudo sobre o curso e o mercado de trabalho. Clique aqui e acesse a playlist completa.


Objetivos

Ao considerar as demandas do mercado de trabalho, as perspectivas profissionais e os desafios já conhecidos para o exercício profissional, foram construídos objetivos específicos que são balizadores para a construção dos recursos pedagógicos utilizados na mediação da aprendizagem.

a) Oferecer oportunidades de desenvolvimento da capacidade crítico-analítica de avaliação das implicações organizacionais, face ao advento das tecnologias da comunicação e da informação.

b) Promover oportunidades para o desenvolvimento da compreensão das questões contábeis nos diferentes modelos de organização, de âmbito nacional e internacional.

c) Formar contadores para o exercício profissional, orientados por princípios éticos na sua prática profissional, aptos a exercer suas responsabilidades com expressivo domínio das funções contábeis.

d) Disponibilizar o acesso a técnicas e instrumentos que permitam a aplicação prática e o pleno exercício das atribuições do Contador dentro de uma visão abrangente e complexa sobre os eventos contábeis.

e) Ensejar condições para uma produção adequada e contínua do conhecimento intelectual, permitindo a inserção do Contador nas práticas atuais verificadas no mundo dos negócios.

f) Aplicar o conhecimento de disciplinas afins à Contabilidade, habilitando o futuro profissional à compreensão das relações multidisciplinares com os campos da Economia, Administração, Direito e Sistemas de Informação.

A  dinâmica relacional do projeto, construída pela integração entre as unidades curriculares, tendo em vista a contínua busca pela integração do ensino, da pesquisa e da extensão, fomenta um ambiente potencializador para o alcance dos objetivos. Além disso, o ecossistema digital visa propiciar a comunicação e a informação entre a equipe multidisciplinar, os docentes, os discentes, e a comunidade acadêmica assistida. A vivência profissional retratada pelas experiências de aprendizagem significativa com proposição de práticas adaptativas, fomenta a reflexão crítico analítica sobre os conflitos de interesse e os desafios éticos-profissionais, favorecendo a retenção da aprendizagem para o longo prazo. Na dinâmica de interação das disciplinas que se apoiam em softwares para a simulação de ambientes corporativos, os alunos são conduzidos a utilizar ferramentas próprias do ambiente de trabalho, adaptando-se às técnicas e instrumentos com abrangência e complexidade, para considerar os eventos contábeis. Referente às relações multidisciplinares, as mesmas foram pensadas na concepção do projeto para que pudessem favorecer a integração de maneira articulada durante a trajetória acadêmica do aluno.

Metodologia

EAD  

Obtenção de Novo Título

Para acessar o edital e se inscrever, clique aqui

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2). 

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento

Para acessar o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância clique aqui.
E, para comprovar o Conceito 5 do Curso, acesse:

https://emec.mec.gov.br/emec/consultacadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MzM4/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/MTA=

Valor

parcelas de R$570,00

O que você irá estudar

O curso de ciências contábeis oferece possibilidades de carreira. Sim possibilidades! A profissão oferta vários caminhos para que você possa seguir e obter bons resultados profissionais, se tornando uma pessoa cada vez mais sensível aos desafios da sociedade. Pensando nisso, nosso curso foi organizado para lhe dar a oportunidade de viver o desafio do empreendedorismo suportado pela prática contábil na análise da viabilidade dos negócios, com mensuração de resultados, alinhamento das estruturas organizacionais e possibilidades de captação de recursos com instituições financeiros, funding e investidores. 

Nossa segunda abordagem de carreira diz respeito aos sistemas corporativos. Estamos envolvidos no ecossistema Empresarial pelos ERP´s, com a aplicação de datamining, SPED´s, e todas as soluções de negócio suportadas pela linguagem contábil, desburocratizando processos e mantendo controles específicos para mitigar riscos. Uma leitura moderna da gestão de processos, suportada pelos parâmetros contábeis que envolvem as métricas fiscais para a empresa sobreviver. Para a empresa superar crises é necessário gerenciar o capital, ter domínio do seu capital de giro, e observar quando é possível desenvolver investimentos a partir de políticas de financiamento, ou adotando medidas para a gestão dos seus recebíveis, negociando também os prazos com seus fornecedores. 

Tudo bem alinhado para proporcionar o retorno aos investimentos, o desdobramento das diretrizes alinhadas às expectativas dos stakeholders, permitindo o gerenciamento pelos indicadores com acompanhamento orçamentário, para promover ajustes necessários aos projetos de intervenção, seja pela redução de custos, análise das restrições e maximização do valor. Uma ação de controladoria que permite fortalecer a organização e demonstrar o valor agregado que ela entrega aos seus clientes.

A classe contábil dirigida ao processo de compliance estabelece uma dinâmica de trabalho, que permite avaliar os controles internos para mitigação dos riscos, desenvolvendo o papel da Auditoria Interna, acompanhado pelos processos de governança corporativa. Tendo assim, um olhar do conselho fiscal e do Conselho de administração, diante do trabalho desenvolvido pelo auditor independente, para além desta atuação, em processos que ultrapassam os limites corporativos pela mediação e arbitragem, que favorece uma abordagem da recuperação de causas, mediação de conflitos e busca de soluções, que promovam a recuperação judicial e evitem o processo de falência. 

Mas, também capacita o profissional para apoiar os stakeholders em um processo de falência, assim como a orientação em causas cíveis trabalhistas.Considerando o contexto brasileiro e os desafios do nosso Estado democrático de direito, diante de sua constituição tributária, tendo em vista as suas proporções continentais, nossa abordagem sobre o processo tributário mais complexo do planeta também considera os desafios da gestão pública frente às possibilidades de interação do profissional na área Contábil, quanto a educação fiscal, e a sua participação para o desenvolvimento da sociedade por meio de estruturas empresariais governamentais de parceria público-privada do terceiro setor, tendo em vista os objetivos globais mapeados para o desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.


Áreas de atuação

O egresso em Ciências Contábeis poderá atuar como contador, auditor e perito contábil. A partir dos dados da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de 2002, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, identificaram-se os seguintes cargos:

a) Controller (contador)

b) Gerente de contabilidade

c) Administrador de contadorias e registros fiscais

d) Analista: contábil; de balanço; de contabilidade; de contas; de custos

e) Assistente de: contabilidade industrial; contador de custos; contadoria fiscal; controladoria

f) Contador judicial

g) Coordenador de contabilidade

h) Supervisor de contabilidade

i) Inspetor de agência bancária

j) Auditor: contábil; de contabilidade e orçamento; externo (contadores e afins); financeiro; fiscal (em contabilidade); independente (contadores e afins); interno (contadores e afins)

k) Inspetor de auditoria

l) Perito: assistente (contador); contador; de balanço; judicial contábil; liquidador (contador).

Além disso, considerando o distinto enquadramento funcional pelas organizações, o egresso do Curso de Ciências Contábeis também pode atuar como:

a) Diretor Financeiro

b) Administrador de fundos e carteiras de investimento

c) Analista de: câmbio; cobrança (instituições financeiras); crédito (instituições financeiras); crédito rural; leasing; produtos bancários; financeiro (instituições financeiras); planejamento financeiro

d) Auditor fiscal: da Receita Federal; da Previdência Social; do trabalho

e) Fiscal de tributos estaduais e municipais.

Perfil do egresso

O perfil do egresso é direcionado para que o mesmo exerça com ética os aspectos técnicos, legais, financeiros, gerenciais e sociais, em âmbito nacional e internacional, e nos diferentes modelos de organização, tendo bom desempenho no emprego da contabilidade geral, da contabilidade tributária, da controladoria e gestão, da contabilidade aplicada a empresas de natureza específica e a subcampos que emergem na temática contábil mundial, por meio da quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização da tecnologia da informação, sendo adotado o Compliance, mesmo diante do conflito de interesses, para a busca da sustentabilidade sistêmica.

Durante o seu processo formativo, ofereceremos certificações intermediárias, que favorecerão sua inserção profissional. Ao final do ciclo de “Contabilidade: linguagem dos negócios”, o aluno obterá a certificação intermediária de Qualificação Profissional em Modelagem e Parametrização dos Sistemas de Informação Contábil. Já, o concluinte do ciclo de aprendizagem “Controladoria” obterá a certificação intermediária de Qualificação Profissional em Análise Contábil Financeira e Gerencial. E, ao concluir o ciclo de “Governança Corporativa”,  o aluno receberá a certificação intermediária de Qualificação Profissional de Acreditação e Conformidade Corporativa. Ao final do ciclo de “Contabilidade e Sistema Econômico Nacional”, o aluno receberá uma certificação de  Qualificação Profissional em Gestão Contábil no Sistema Econômico do Brasil.

Clique aqui para conferir as competências do egresso

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.


Turnos * Períodos
Virtual8
* O curso tem uma carga horária total de 3.000 horas e duração média de 4 anos, divididos em 8 semestres de 20 semanas cada.

Colegiado

Grade curricular

Virtual

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

Corpo Docente