Administração - EAD

O Curso

Inscreva-se


O Curso a distância de Graduação em Administração da PUC Minas apresenta novo projeto pedagógico, totalmente atualizado e inovador.

A principal característica desse curso é que ele é desenvolvido por projetos.

O curso é composto por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo. 


Cada eixo tem um tema, comum a disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas empresariais reais, vindos do mercado, a partir de empresas parceiras que compartilharão com a PUC Minas seus desafios gerenciais.

Os professores transformarão os problemas em casos de ensino, de forma que possam ser trabalhados pelos alunos com base no conteúdo desenvolvido em cada eixo temático. Ao final de cada semestre, os alunos devolverão para o mercado as soluções para esses casos reais.

Além de um caso real e conteúdos que alicerçam o desenvolvimento dos projetos,  o curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística da PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.

Ao final do curso, o aluno saberá aplicar técnicas e também terá desenvolvido suas competências comportamentais, sendo capaz de proceder frente às demandas atuais do mercado e da sociedade. 


Avaliação

A concepção do currículo deste curso pressupõe enfoque nas competências e habilidades que o aluno deverá construir durante os estudos. Portanto, a avaliação será contínua e por competências, sendo também diagnóstica e permanente. A análise dessa avaliação permanente será tanto coletiva quanto individualizada, permitindo identificar as competências e habilidades construídas por cada aluno em cada eixo temático, uma vez que há competências e habilidades que exigem do aluno ações coletivas e outras individuais. Essa análise, facilitada pelo uso de inteligência artificial, será realizada pelo sistema, pelos professores, pelo próprio aluno em um sistema de autoavaliação e também por seus pares.

Componente Curricular Projetos: Presente em todos os eixos temáticos do curso, possibilitará o desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio de projetos práticos, com atuação em problemas reais, sendo planejado e acompanhado pelos docentes envolvidos nessas disciplinas.

Avaliação processual: identificará o desenvolvimento das habilidades e atitudes construídas ao longo do projeto semestral. Atividades abertas em grupos, avaliação pelos pares, autoavaliação e apresentação por vídeos. 50 pontos

Avaliação multidisciplinar presencial: questões objetivas, que abordarão todo o conteúdo trabalhado nos microfundamentos. 50 pontos

Microfundamentos: avaliação com questões objetivas avaliativas não pontuadas, de autocorreção, que oferecem ao próprio aluno um diagnóstico, abrindo a possibilidade de compreensão de suas potencialidades e fragilidades. Pré-requisito para a realização da avaliação semestral presencial interdisciplinar. 100% de acertos

A aprovação do aluno ocorrerá mediante o alcance de, no mínimo, 60% de aproveitamento dos pontos, distribuídos, tanto no desenvolvimento do projeto, quanto da avaliação multidisciplinar, somados. A reavaliação ocorrerá de forma simultânea à construção dos projetos, sendo que as atividades abertas referentes ao caso real deverão ser corrigidas pelo professor e refeitas pelo aluno caso tenha modificações e melhorias a serem realizadas. 

Componente Curricular Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos

Atividades on-line: serão realizadas individuais e em grupos, de forma processual e somativa, podendo o aluno fazer e refazer as atividades durante o período letivo semestral. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos. A reavaliação ocorre de forma processual ao longo do semestre.  

Componente Curricular Grupos de Estudos em Gestão

Atividades individuais e coletivas: questões objetivas e discursivas, de forma processual e somativa ao longo do semestre. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos. A reavaliação ocorre de forma processual ao longo do semestre.  

Componente Curricular Estágio Obrigatório

Relatórios parciais e finais: serão realizados individualmente, de forma processual e somativa ao longo do semestre. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos.

TCC

O que você irá estudar

Áreas de atuação

O bacharel em Administração encontra oportunidades de inserção em empresas de pequeno, médio e grande porte; em empresas privadas de capital nacional e multinacional (indústrias, instituições financeiras, comércio varejista, empresas de consultoria, associações, organizações de comércio exterior, ONGs, outras organizações); podendo ainda constituir e gerenciar o seu próprio negócio.


Obtenção de Novo Título

Portadores de diploma de curso superior podem se matricular sem prestar vestibular. Entre em contato com a coordenação e solicite a obtenção de novo título.


Transferência Externa

Alunos de outras instituições com curso de Administração em andamento serão matriculados automaticamente na matriz curricular antiga, uma vez que o novo projeto pedagógico encontra-se no primeiro período. Clique aqui para acessá-la. 

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui

Aqueles que tiverem interesse no curso com novo projeto pedagógico devem entrar em contato com a coordenação através do telefone (31) 3238-5635 ou do e-mail ead.candidatoadm@pucminas.br.

Turnos * Períodos
Virtual8
* O curso tem uma carga horária total de 3.180 horas e duração média de 4 anos, divididos em 8 ciclos de aprendizagem que totalizam 8 semestres.

Colegiado

  • Sara Pimenta Resende (Coordenador)
  • Soraya Cardoso Pongelupe Lopes

Grade curricular

Virtual

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

Corpo Docente