Encontre seu curso

Tipo de curso

Área de conhecimento

Metodologia

O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas.

O aluno realizará uma prova online para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o calendário de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o calendário. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data.

Conheça mais detalhes sobre a nossa metodologia

Principais atores do processo de aprendizado

PROFESSOR AUTOR

É o responsável pelo planejamento do processo de aprendizagem no âmbito da sua disciplina, estabelecendo as competências e as habilidades a serem desenvolvidas, bem como os objetivos de aprendizagem. É ele também que desenvolve todo o material didático necessário para o funcionamento da disciplina e elabora as atividades avaliativas. Uma das suas responsabilidades é auxiliar o professor mentor a responder questões relacionadas ao conteúdo da sua disciplina.

PROFESSOR MENTOR

É o responsável por acompanhar e apoiar os alunos de pós-graduação no processo de aprendizagem, trabalhando em sintonia com o professor autor e com a coordenação do curso. É ele quem responderá todas as questões relacionadas a conteúdo e supervisionará o trabalho dos tutores no atendimento às questões administrativas.

TUTOR

Responsável por responder questões administrativas relacionadas à disciplina e por ajudar alunos e professores a terem a melhor experiência possível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Não é seu papel responder questões que tenham a ver com conteúdo.

ALUNO

Os cursos ofertados pela PUC Minas Virtual se baseiam em metodologias que favorecem processos de aprendizagem autodirigidos pelos alunos, com professores, tutores e materiais didáticos colocados à sua disposição, não impostos. Sendo assim, o comprometimento de cada aluno é de fundamental importância para o bom aproveitamento do curso.