15/03/2020 12:35

Coronavírus: como ficam as atividades da pós-graduação



Veja abaixo as medidas e ações definidas pelo IEC PUC Minas para os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais, a partir das orientações do Comitê de Monitoramento do Coronavírus da Universidade. As decisões foram tomadas em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades de controle epidemiológico e orientações advindas do Ministério da Educação.  (Última atualização em 04/05, às 14h).            


PRECISA DE AJUDA NO ACESSO AO CANVAS?

A retomada do calendário acadêmico acontecerá a partir do dia 04 de maio. Em função do distanciamento social, recomendado pelas autoridades de Saúde, teremos o apoio do ambiente virtual Canvas. As aulas acontecerão nos dias da semana e horários previstos para cada curso (conforme informado na página do seu curso e também pela Secretaria Acadêmica por e-mail).  Todos os alunos receberão apoio técnico e não haverá perda na qualidade do ensino. As aulas serão ministradas em tempo real pelo professor, nos dias e horários estabelecidos para o curso que você escolheu. A interação neste ambiente será total entre alunos e o professor. Serão utilizadas ferramentas como compartilhamento de telas, trabalhos em grupo, etc. A aula estará disponível apenas para alunos matriculados naquela disciplina, mantendo o grupo original de sua turma. Caso o aluno queira ter a experiência presencial na disciplina eventualmente cursada com o auxílio das ferramentas EAD acima mencionadas, poderá realizar sem custo, em uma das turmas dos próximos semestres. Saiba mais com o apoio acadêmico do seu curso.  

Veja as opções de capacitação oferecidas pela Universidade: 

ALUNO: 

Acesse o Guia do Aluno AQUI. Além disso, no ambiente virtual está disponível um FAQ com as principais orientações sobre a navegação no ambiente virtual.

PROFESSOR

Ao acessar a plataforma, todos os professores que atuam na pós-graduação poderão acessar o curso Preparando sua Disciplina para o Regime Letivo Remoto – IEC (Pós-graduação). O objetivo é auxiliar os docentes e indicar as melhores alternativas pedagógicas para o formato remoto. 


ACESSO AO OFFICE 365 (INCLUI MICROSOFT TEAMS)

A PUC Minas disponibiliza aos professores e aos alunos (Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado) gratuitamente, o acesso ao Office 365 Educacional para utilização online de vários recursos da Microsoft, entre eles o Teams (que será realizado  para as aulas ao vivo da pós-graduação lato sensu). 

Ao acessar o ambiente do Office 365 Educacional, o usuário aceita automaticamente a cumprir os termos e condições estabelecidos para utilização, podendo ter sua conta cancelada no descumprimento destes, perdendo inclusive o acesso ao pacote Office 365. 

Clique aqui para ler os Termos e condições para utilização do Office 365 Educacional

Para o acesso ao ambiente do Office 365, siga as instruções a seguir:

- Acesse o endereço https://portal.office.com

- Informe sua credencial de acesso, contendo seu endereço xxxx@sga.pucminas.br (onde xxxx é o código de pessoa).

- Informe a senha.

(Se precisar de ajuda para identificar sua credencial de acesso, utilize o sistema de gestão acadêmico: SGA Aluno ou SGA Professor)

(Acesse o Tutorial de utilização do Office 365 aqui



INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Se você é já é aluno da nossa pós-graduação ou está iniciando seu curso nesse semestre, deve estar com muitas dúvidas sobre como ficarão as atividades acadêmicas durante o período de combate ao Coronavírus e como isso vai afetar a sua rotina. A PUC Minas não está parada. Estamos ao lado da sociedade - seguindo todas as orientações e definições das autoridades de Saúde – e continuaremos ao seu lado, permitindo que você continue investindo na sua carreira. Devido à gravidade do momento, algumas decisões foram tomadas em relação aos próximos meses e à rotina dos cursos de pós-graduação. São elas:

1. CRONOGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO

As atividades acadêmicas presenciais continuarão suspensas até o dia 04 de maio. Após esse período, acontecerá a retomada do calendário acadêmico nos dias da semana  e horários previstos para cada curso (conforme informado na página do seu curso e também pela Secretaria Acadêmica por e-mail).  Se as condições sanitárias ainda exigirem isolamento, haverá um período transitório apoiado pelo ambiente virtual de aprendizagem (Canvas). A opção por essa estratégia reforça o compromisso da Universidade com o andamento do ensino superior no Brasil – medida também adotada por outras instituições de ensino. 

Fique tranquilo! Você vai receber todo o apoio técnico e não haverá perda na qualidade do ensino. As aulas serão ministradas em tempo real pelo professor, nos dias e horários estabelecidos para o curso que você escolheu. A interação neste ambiente será total entre alunos e o professor. Serão utilizadas ferramentas como compartilhamento de telas, trabalhos em grupo, etc. Ah, e a aula acontecerá apenas para os alunos matriculados naquela disciplina, mantendo o grupo original de sua turma. E caso você queira ter a experiência presencial na disciplina eventualmente cursada com o auxílio das ferramentas EAD acima mencionadas, poderá realizar sem custo, em uma das turmas dos próximos semestres. Saiba mais com o apoio acadêmico do seu curso.  

2. CONTEÚDO EXTRA

Durante o mês de abril, você terá acesso a um módulo adicional de conteúdo avançado. São 70h de conteúdo on-line, desenvolvido por grandes nomes do mercado nacional e internacional. É um parceria da PUC Minas com o UOL Edtech, que é o braço de tecnologia para educação do Grupo UOL.Todos os matriculados que participarem receberão certificação. 

Se você é aluno de cursos em andamento ou já está matriculado para o 1º 2020, é só conferir o conteúdo e informações sobre login que enviamos por e-mail, no dia 06/04.

 3. INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

Diante da suspensão das atividades presenciais, confira as novas datas e sua situação: 

1 )Matrícula OK / Login e senha OK / E-mail c/ 1ª parcela OK 
As aulas terão início a partir de 04/05.

2) Matrícula OK / Login e senha NÃO / E-mail c/ 1ª parcela NÃO 
As inscrições foram prorrogadas e as orientações para pagamento serão enviadas a partir de 15/05/2020 (vencimento do boleto para 5/06/2020). Começo das aulas a partir de 29/05/2020.

3) Link p/ Matrícula NÃO / Login e senha NÃO / E-mail c/ 1ª parcela NÃO
As inscrições estão prorrogadas até 11/05. Matrícula de 12 a 14/05/2020. Envio login e senha para pagamento a partir de 15/05/2020 (vencimento do boleto para 5/06/2020). Começo das aulas a partir de 29/05/2020.

Se você já recebeu o link de matrícula e ainda não finalizou o processo, ainda da tempo.
As inscrições para as vagas remanescentes dos demais cursos também continuam abertas. O candidato receberá as instruções sobre link de matrícula e boleto por e-mail. 


4. CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

Os cursos de Aperfeiçoamento terão as inscrições prorrogadas até o mês de junho. As aulas acontecerão em agosto de 2020. 

Para os cursos de aperfeiçoamento em Gerenciamento Ágil de Projetos e Green Belt Lean Six Sigma o retorno das atividades acadêmicas acontecem em maio. 


QUESTÕES FINANCEIRAS 
A PUC Minas sabe que o momento de instabilidade provocado pela pandemia do Coronavírus pode influenciar a vida financeira de nossos alunos. Veja as opções: 

1. AÇÕES DA UNIVERSIDADE  PARA FLEXIBILIZAR O PAGAMENTO DAS MENSALIDADES. 
  

                - Mensalidades de Abril, Maio e Junho

                - Crédito Rotativo (Apenas para alunos de Graduação)

                - Prorrogação de Pagamentos de Cheques Pré-Datados

                - Alunos Bolsistas

Veja os detalhes aqui. 

2. AÇÕES PARA A PÓS-GRADUAÇÃO (EM PARCERIA COM A INTERSECTOR) 

O aluno da pós-graduação lato sensu presencial poderá ampliar o número de parcelas, iniciar ou retomar o pagamento da mensalidade em até 90 dias, entre outras medidas. As condições são fruto da parceria entre a Universidade e a Intersector - Incentivo à Educação.  Se precisar de ajuda, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe pelo financeiroiec@pucminas.br. Veja quem pode se beneficiar:

* ALUNOS DOS CURSOS EM ANDAMENTO:

Válido somente para novos financiamentos Intersector.

Diminuição do valor da parcela: O aluno que optou no passado por financiar o valor total do curso diretamente com a Universidade poderá refazer o financiamento com a Intersector – Incentivo à Educação. Por exemplo: se você dividiu o seu curso em 24x e ainda faltam 10 parcelas, poderá optar por um novo financiamento em até 20x, diminuindo o valor da parcela original.

Adiamento do pagamento em 90 dias: O aluno que refizer o financiamento (conforme as regras do item acima), além de diminuir o valor da mensalidade, vai começar a pagar somente após 90 dias da data de assinatura do novo contrato.


* ALUNOS DOS CURSOS NOVOS (COM INÍCIO NO 1º SEMESTRE DE 2020):

Válido inclusive para aqueles estudantes que já estão com contrato assinado.

- Financiamento em até 48x: Em parceria com a Intersector – Incentivo à Educação, a Universidade oferece a opção de financiamento em até 48x. Se preferir, o aluno poderá escolher o financiamento pela própria Universidade, em até 26x.

Pagamento em 90 dias: O aluno vai iniciar as atividades acadêmicas do curso em maio (clique para saber mais) e começa a pagar o financiamento do valor total do curso somente após 90 dias.  São três meses de respiro financeiro para você. 

Todas as informações sobre as condições especiais de pagamento estão aqui


EVENTOS DA UNIVERSIDADE

Todos os eventos em auditórios e teatros agendados na PUC Minas estão suspensos.


ATENDIMENTO DA UNIVERSIDADE

Fale conosco: (31) 3131-2800. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 09h às 22h, e no sábado, das 07h30 às 14h30. 

ALUNOS 

Se precisar de ajuda, entre em contato pelo atendimentoiec@pucminas.br (questões acadêmicas), financeiroiec@pucminas.br (dúvidas sobre boletos e pagamentos) ou contratoiec@pucminas.br (quando o assunto for contratação de professores). Se preferir, acione diretamente o apoio acadêmico do seu curso. Não haverá atendimento presencial. 

PROFESSORES 

As credenciais de acesso aos sistemas da Universidade (entre eles o Ambiente Virtual de Aprendizagem - Canvas) foram encaminhadas por email aos docentes. Caso seja necessário suporte especializado durante o período de atividades remotas, o docente deve entrar em contato pelos contatos disponíveis aqui

PUC MINAS EM POÇOS DE CALDAS

Para os alunos e professores do campus em Poços de Caldas, o suporte será realizado pelos contatos abaixo: 
Dúvidas Acadêmicas - Whatsapp (35)3729-9258, ou pelo e-mail: pos@pucpcaldas.br
Dúvidas de Acesso ao Canvas - Whatsapp (35)3729-9310 ou pelo e-mail: crc@pucpcaldas.br


LINKS ÚTEIS:

Folder do Ministério da Saúde

Aplicativo do Ministério da Saúde - Android / IOS

Prefeitura de BH cria espaço com informações oficiais sobre o Coronavírus

Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus