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DÚVIDAS

01) Como funciona o envio da documentação por e-mail?

O candidato deverá enviar a documentação necessária para inscrição, após o preenchimento da inscrição on-line, para o email campanhaiec@pucminas.br. A Secretaria do IEC PUC Minas tem até 5 dias úteis para confirmar recebimento da documentação. Caso o candidato não receba essa confirmação (procurar na caixa de SPAM também), ele deverá entrar em contato pelo atendimentoiec@pucminas.br ou no (31) 3131 2800.

02) Quais são os documentos imprescindíveis para a inscrição?

Os candidatos deverão enviar a documentação pelo e-mail campanhaiec@pucminas.br, ou pessoalmente, nas secretarias do IEC PUC Minas. Os documentos devem ser, preferencialmente, escaneados. Os arquivos devem estar legíveis, portanto, evite o envio de fotos. Confira os documentos:

1. RG e CPF;
2. Diploma de Graduação ou Declaração (frente e verso);
3. Currículo.

* Alguns cursos exigem documentação complementar e os detalhes estão no item Documentação Necessária, na página da pós-graduação de interesse.

03) Um candidato com diploma de ensino superior de uma universidade estrangeira pode se inscrever?

Sim. Basta que o documento tenha validação no território brasileiro, ou seja, o diploma tenha sido validado por uma universidade brasileira. Em Minas Gerais, geralmente a validação é realizada pela UFMG (as normas estão disponíveis no site dessa Universidade).

04) Os interessados que colam grau depois do encerramento da inscrição podem se inscrever?

Sim. É só apresentar uma declaração da IES de origem, na qual conste a informação de conclusão do curso de ensino superior e a previsão de colação de grau até o início das aulas do curso de pós-graduação desejado.

05) O candidato realizou a inscrição on-line dentro do período de isenção da taxa de inscrição, mas não enviou a documentação até a data estipulada. O benefício é válido?

Não. A isenção somente é válida se o candidato realizar a inscrição on-line e enviar todos os documentos exigidos até a data estipulada como prazo final. A isenção da taxa de inscrição é válida para o candidato que efetuar todo o processo de inscrição até 09 de julho.

06) O prazo de isenção da taxa de inscrição já passou. Como procedo?

O candidato deverá entrar novamente no link de inscrição do curso, fornecendo nome e CPF. Ele deverá imprimir boleto com o valor de R$ 40,00 e efetuar o pagamento.

07) Como funcionam as bolsas do SAAE-MG?

Para solicitação de bolsas sindicalizadas, a documentação deve ser entregue nos Setores de Bolsas e/ou Financeiro do IEC PUC Minas. O requerimento de bolsa emitido pelo sindicato deverá ser entregue com a apresentação dos seguintes documentos: cópia do último contracheque, cópia da carteira de trabalho (páginas com o registro do contrato de trabalho, qualificação civil e foto). Em caso de parentesco, deverá ser apresentado ainda documento comprobatório. A bolsa será lançada pelo Setor de Bolsas, somente após análise da documentação.

Os documentos devem ser entregues após a efetivação da matrícula, até 30 dias depois do início das aulas. A bolsa será lançada a partir da segunda parcela do curso, sendo retroativa à primeira parcela. É importante observar o período de validade da bolsa para solicitação do requerimento de renovação junto ao sindicato, conforme os prazos indicados.

01) O candidato não foi aprovado e quer saber o motivo do indeferimento. Como proceder?

A seleção é realizada pela coordenação do curso, baseada em critérios específicos de cada oferta. Para questionamentos, o candidato deverá entrar em contato com a coordenação do curso por meio do Fale com o Coordenador, localizado na página da especialização.

01) O que fazer quando o termo de adesão ao contrato aparece em nome de outro candidato?

O selecionado deverá encaminhar um e-mail para atendimentoiec@pucminas.br esclarecendo a situação e aguardar o envio do termo correto.

02) O que fazer quando o selecionado não consegue visualizar o termo de adesão ao contrato?

Esse problema pode acontecer devido ao aumento do número de acessos simultâneos ao site. O candidato deverá aguardar alguns minutos e refazer o processo ou entrar em contato com o financeiro através do e-mail financeiroiec@pucminas.br, solicitando o documento.

03) Há alguma maneira de obter a confirmação da matrícula?

A etapa de matrícula on-line consiste em:

- definição da condição de pagamento

- adesão ao termo do contrato, com assinatura eletronicamente efetivada pelo selecionado

Após a adesão ao termo do contrato, o candidato receberá o seguinte texto:

“A sua matrícula no curso XXXXXXXXXX foi efetuada com sucesso. Encaminharemos para o endereço eletrônico mmmmmm@mail.com o número de matrícula e senha para a impressão do boleto bancário para pagamento da primeira parcela”.

04) O candidato aderiu ao contrato, mas não pagou o primeiro boleto e quer desistir do curso. Ele deve solicitar desligamento?

Não há necessidade de solicitar o desligamento, pois o pagamento do boleto é condição para efetivar a matrícula no curso. Caso não ocorra o pagamento da primeira parcela até 30 dias do vencimento, a matrícula será cancelada, bem como qualquer tipo de benefício que porventura tenha sido lançado.

01) Quando o e-mail com dados para impressão da primeira parcela do boleto é enviado para o matriculado?

O envio do e-mail contendo login e senha para impressão do boleto bancário acontecerá após a efetivação da matrícula. O envio não é automático, ou seja, o candidato não recebe o e-mail logo após concluir a matrícula. Consultar data no cronograma de matrícula.

02) O candidato não recebeu o login e senha com orientações para emissão do boleto bancário dentro do prazo indicado no cronograma da campanha. Como proceder?

Conferir se a mensagem está na caixa de spam/quarentena/lixeira. Em caso negativo, encaminhar e-mail para atendimentoiec@pucminas.br solicitando novamente o envio do login e senha.

03) O candidato recebeu o login e senha, mas não consegue imprimir o boleto bancário. Como deve proceder?

Os candidatos deverão encaminhar um e-mail para financeiroiec@pucminas.br solicitando o envio do boleto bancário.

04) Quando vence a primeira parcela do investimento?

O candidato selecionado receberá o e-mail com as orientações para a impressão do boleto bancário, referente à primeira parcela de pagamento do curso, que será encaminhado a partir do dia 24 de agosto. O vencimento está programado para 10 de setembro. A segunda parcela de investimento do curso terá vencimento em 1º de outubro de 2018, com possibilidade de pagamento sem encargos até o quinto dia útil do mês.

04) Quando acontece o vencimento das demais parcelas do investimento?

As demais parcelas do investimento terão o vencimento no primeiro dia do mês, com possibilidade de pagamento, sem encargos, até o 5º dia útil do mês seguinte ao título de matrícula. Os boletos bancários podem ser pagos em qualquer banco até o seu vencimento.

05) Não paguei o boleto até o 5º dia útil do mês. Como devo proceder?

O aluno que não pagou o boleto até o 5º dia útil do mês deve retirar a segunda via do título, já corrigido com os devidos encargos, pelo SGA aluno ou entrar em contato com o financeiro pelo e-mail financeiroiec@pucminas.br.

É importante ressaltar que qualquer desconto concedido pela Universidade incidirá somente nas parcelas pagas até o 5º dia útil do respectivo mês, ocorrendo perda do desconto na parcela, cujo pagamento se dê com atraso.

06) O desconto aparece já no primeiro boleto?

Nem sempre. O desconto que não vier no primeiro boleto virá em boleto posterior com desconto retroativo.

07) Como funciona o benefício do desconto?

- A política de benefícios da PUC Minas é válida para mensalidades pagas até o quinto dia útil e a incidência dos benefícios ocorre a partir da segunda parcela, sendo retroativo às parcelas pagas em dia.

Qualquer desconto concedido não será acumulativo com outros benefícios oferecidos pela PUC Minas.

Qualquer desconto só será concedido para alunos que não tenham nenhuma pendência financeira com a Universidade.

01) Há um prazo para a migração de curso?

Enquanto o curso desejado possuir vagas disponíveis, o processo de migração é permitido. Todas as solicitações de migração recebem um retorno esclarecendo que o pedido foi recebido e que o candidato passará pelo processo de seleção normalmente. É esclarecido, ainda, que, caso seja selecionado, o candidato receberá e-mail de matrícula em prazo diferente do cronograma original. Em algumas situações, o candidato selecionado do processo de migração acaba recebendo o e-mail de matrícula antes da atualização da lista de selecionados divulgada no site.

02) Quando acontece o reembolso da taxa de inscrição?

Após o encerramento da inscrição, os candidatos receberão um e-mail informando a situação do curso para o qual se inscreveu. Se cancelado, o candidato poderá solicitar a migração para outro curso em oferta, caso ainda haja vagas. Se optar pela restituição da taxa, é preciso enviar solicitação para o e-mail financeiroiec@pucminas.br. O prazo para restituição ocorrerá em até 60 dias corridos após a solicitação.

O IEC PUC Minas se reserva o direito de cancelar qualquer curso caso não haja número de inscritos e matriculados que justifique o seu oferecimento.