A Pastoral
A Ação Pastoral Evangelizadora no mundo universitário é uma aventura. Uma feliz aventura! A aventura de propor o audacioso e inquietante Projeto de Vida de Jesus de Nazaré, o Cristo, à comunidade acadêmica da PUC Minas, mas não desvinculado da natureza desta comunidade, como se fosse um conjunto de atividades à margem do caudaloso rio universitário, onde correm pesquisas, formação profissional, projetos de extensão, investigações científicas, intervenções na sociedade pela via da ciência. Este Projeto de Vida só faz sentido aos três corpos que compõem a comunidade acadêmica, corpos discente, docente e técnico-administrativo, se for pertinente a eles, se couber em seus horizontes, os dos vários conhecimentos, se penetrar as estruturas da universidade e, transcendendo-as, se alcançar a alma de cada pessoa, num profundo e fecundo diálogo entre fé e razão, que desagua em vivências e partilhas de vida e também em celebrações de fé e de conquistas acadêmicas.
Escolhemos, propositadamente, que a Pastoral Universitária PUC Minas não se faz por meio de uma paróquia universitária, que se revela distônica para responder aos desafios de uma universidade contemporânea; nem tampouco é por meio de movimentos eclesiais que praticamos a presença da Igreja junto à universidade, porque esses, frequentemente manifestam grandes dificuldades e até impossibilidades de penetração no âmago universitário, manifestadas na simples transposição de experiências religiosas alheias ao ambiente da comunidade acadêmica, para dentro dela, revelando-se assim insuficientes e desarmônicas.
Nossa opção é desenvolver uma Pastoral Universitária, uma Ação Pastoral-evangelizadora por meio de Projetos Pastorais arrojados, que se renovam a cada quadriênio, no compasso da renovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, promovidas pela CNBB; e, por consequência, harmonizado com as Diretrizes para a Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte, contidas no Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, patrocinadas, também quadrienalmente, pelas Assembleias do Povo de Deus. Tanto umas como as outras Diretrizes são expressão da atuação esforçada em assumir o Evangelho de Jesus e o grande norte dado à Igreja pelo Papa Francisco, o mais importante e influente líder mundial no presente momento.
>> Confira a
íntegra dos pronunciamentos do Grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no evento de instalação da Pastoral na Universidade, no
campus Coração Eucarístico.