Essa tá legal.JPG

Coube a Maria a fundamental missão de ser a mãe de seu filho Jesus e de educá-lo em sua humanidade. Uma missão que se reveste, ao mesmo tempo, de uma essência pedagógica - de amadurecimento e fortalecimento de sua própria fé - e de uma dimensão divina, na sua condição de mãe do filho de Deus. 

Maria se coloca como iluminada educadora, portanto, daquele que veio para nos libertar e que para tal tornou-se, mesmo em sua condição de filho de Deus, humilde e misericordioso, consolado e promotor da revolução do amor, com vistas ao Reino de Deus.


Sobre o processo de produção

O processo é muito trabalhoso e requer todo cuidado. É de imaginação e de criação. De busca da perfeição da forma, no desejo da forma da perfeição. É de modelagem e de desmoldagem. O bloco em gesso estuco que abrigará a imagem. A cópia em cera que receberá, em seguida, o bronze para fundição.  É de aquecer a temperaturas elevadíssimas e do cuidadoso resfrio, que leva à peça final. Uma materialidade da fé, do louvor a Maria, Educadora de todos nós. 

Artista: Guilherme Marques

Imagem exclusiva concebida para a PUC Minas

Foto: Raphael Calixto



Detalhes desta imagem única

Maria e Jesus, mãe e filho conjugam olhares: ela olha para ele e ele olha para nós. Ao educá-lo ela o coloca de frente com a missão humana e, com nossos olhos, podemos fixar o seu olhar. 

Maria é menor do que Jesus. Jesus é maior do que ela e do que todos nós. Mas ela sobe no tablado, elevando-se, para ser educadora, porque sabe que Deus, não porque precisa, mas porque quer, conta conosco, conta com ela. 

É muito interessante notar que ambos estão de túnica, mas, sem que notássemos, ela coloca o seu manto sobre ele. É de proteção, cuidado. É também um reconhecimento que naquele jovem Jesus é o Jesus, Ungido, anunciador do Reino.

Maria é jovem mãe, graciosa, elegantemente inclinada para Jesus, de olhos fixos nele, com leve sorriso no rosto; e Jesus é jovem filho, um rapaz ainda sem barbas, cabelos curtos, atento, com olhos penetrantes, acolhedor daquela que o acolheu, com igual leve sorriso no rosto, na cumplicidade do processo ensino-aprendizagem que circula entre ambos. 

Ela traz nas mãos uma esfera, como uma grande pérola, algo precioso. Ao mesmo tempo ela a oferece, dando de si tudo, o melhor. Ele traz nas mãos aquele pergaminho... ou é um diploma que tanto faz sentido para os jovens ao vencerem as etapas de sua educação? 

Santa Maria Educadora, inspire-nos na missão de educar para o trabalho e a missão, para a justiça e a paz, para a solidariedade e a amizade, para a ecologia integral e o cuidado da casa comum, para a esperança, a fé e o amor, para a vida! 

Textos: Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e Professor Mozahir Salomão Bruck. 


Oração a Santa Maria Educadora 


Santa Maria Educadora,

Mãe e Mestra,

caminha conosco para a maturidade da fé.

Mostra-nos teu filho Jesus,

nos horizontes que se abrem diante de nós,

para que sejamos instrumentos de seu amor,

construtores de um mundo de paz,

sustentável, humano e justo,

enquanto, iluminados, vamos ao encontro

daquele que primeiro nos amou.

Amém!