Logon

09/09/2022 12:00

O Vestibular PUC Minas, para ingresso em 2023, abre inscrições nesta segunda-feira, 12 de setembro, pelo pucminas.br. Os candidatos podem optar por se inscreverem pelo sistema de prova (redação online) ou pelo sistema de classificação por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 85% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo pelo sistema de prova e 15% aos candidatos que optarem por concorrer a uma vaga com a nota do Enem. Já para os cursos tecnólogos a distância, a distribuição das vagas é de 50% para cada modalidade de inscrição.

As vagas são para os cursos de graduação ofertados nos campi e unidades Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico, Poços de Caldas, Praça da Liberdade, São Gabriel e Serro, além dos cursos de graduação a distância ofertados pela PUC Minas Virtual.

A convocação para matrícula será efetivada pela Universidade, no caso de candidato aprovado pelo sistema de classificação pela nota do Enem, até o primeiro dia útil seguinte à finalização da inscrição, obedecendo-se às datas limites previstas para cada ciclo seletivo. No caso de candidato aprovado pelo sistema de prova, a convocação acontecerá até o terceiro dia útil seguinte à realização da redação.

 

Medicina, Direito, Psicologia, Relações Internacionais e Odontologia

Já para os cursos de Direito, Psicologia e Relações Internacionais (RI), turno da manhã do Campus Coração Eucarístico; para o Curso de Odontologia, em turno integral, do Campus Coração Eucarístico; para o Curso de Direito, turno da manhã, da Unidade Praça da Liberdade; e Medicina em Betim, Contagem e Poços de Caldas, as inscrições estão abertas até 26 de outubro, pelo sistema de provas, e até 15 de novembro, pelo sistema de nota obtida no Enem. Ambas devem ser realizadas pelo pucminas.br.

As provas serão aplicadas no dia 5 de novembro, das 13h às 17h. Os candidatos ao Curso de Medicina farão testes de Língua Portuguesa, Produção de Texto (Redação), Biologia, Química, Física, Matemática e Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol, a critério do concorrente. Para os cursos de Direito, Psicologia, RI e Odontologia citados acima, as provas serão de Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia e Produção de Texto (Redação).

Com relação ao Curso de Medicina dos campi Contagem e Poços de Caldas, há também a oferta de vagas com bolsas integrais por intermédio do sistema da média obtida no Enem. Para esta seleção, as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro, também pela internet. Em todas as modalidades de seleção, os candidatos devem atentar para as condições descritas no edital.

O candidato com necessidades especiais que precise realizar as provas em condições apropriadas deverá enviar solicitação, por escrito, até 26 de outubro à Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), juntamente com cópia do laudo médico, esclarecendo o atendimento pretendido, para as providências possíveis.

O resultado do processo seletivo será divulgado até 10 de novembro para os candidatos que concorrem às bolsas integrais e até 24 de novembro para os demais. A lista completa de documentos para matrícula e o cronograma de chamadas, bem como todas as demais informações referentes ao processo seletivo, estão no edital disponível em pucminas.br.

Leia também