Logon

26/05/2022 13:00

A partir desta segunda-feira, 30 de maio, o uso de máscaras de proteção que impedem a proliferação do coronavírus volta a ser obrigatório na PUC Minas Betim e na unidade do Colégio Santa Maria Minas localizado no Campus. A medida cumpre decreto nº 43.393, divulgado na última quinta-feira, 26 de maio, que determina a obrigatoriedade do Equipamento de Proteção Individual (EPI) em todas as instituições de ensino, privadas e públicas, da cidade, como medida cautelar, considerando a tendência de alta do número de novos casos diários da Covid-19, assim como de outras doenças respiratórias impulsionadas pelo tempo frio e seco.

A mesma orientação é válida para a unidade do Colégio Santa Maria Minas localizada em Nova Lima que, por meio do decreto nº 12.306, informa a obrigatoriedade do uso de máscaras desde a sexta-feira, dia 27 de maio, em todos os ambientes abertos e fechados. Em ambas as cidades, a determinação permanece até nova manifestação da Prefeitura Municipal.

Nos demais campi e unidades da Universidade e do Colégio localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o uso do equipamento de proteção facial continua veementemente recomendado pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas/SMC, que acompanha o cenário epidemiológico e as determinações das autoridades sanitárias. O professor Martinho Campolina Rebello Horta, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e membro do Comitê de Monitoramento, reitera a importância do uso permanente e adequado de máscaras de reconhecida efetividade como, N95 (PFF2), KN95 e máscaras cirúrgicas.

Ele também reforça a necessidade de alunos, professores e funcionários reportarem ao Comitê sobre o seu estado de saúde. "Antes de se deslocarem à Universidade, ao Colégio ou ao campo de estágio, mas também a qualquer momento, sobretudo diante de diagnóstico positivo, contato com contaminados ou sintomas de Covid-19, os membros da comunidade acadêmica devem continuar relatando sua situação à Equipe de Vigilância Epidemiológica por meio do aplicativo Covid-19 - autoavaliação sobre seu estado de saúde atual", orientou.

Leia também