Logon

 06/03/2024 11:00

A PUC Minas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, atuará no âmbito da Cátedra Scholas para instituir a Universidade do Sentido, idealizada pelo Papa Francisco. A Cátedra consiste em um programa educativo que une universidades públicas e privadas em um objetivo comum: promover a cultura do encontro pela paz. Nesta segunda, 11 de março, das 13h45 às 15h, será realizada a abertura do encontro de formação da Universidade do Sentido, no auditório 3, prédio 43, Campus Coração Eucarístico.

Durante uma semana, de 11 a 16 de março, no Campus Coração Eucarístico, 55 participantes selecionados, entre alunos, professores, funcionários e membros da sociedade civil, participarão de uma formação, baseada em três eixos: 

1) Arte

2) Jogos

3) Pensamento para difundir a perspectiva educativa do Papa Francisco em relação à cultura do encontro, que busca colocar a pessoa humana e sua singularidade e integridade no centro da educação. 

Os facilitadores da formação serão: Ricardo Pereira Alves do Nascimento, analista da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão da PUC Paraná; Gaston Remy, ator formado pela Escola Brio Teatro e formador de voluntários, equipes locais e professores; e Pablo Alberto Ferrari, produtor artístico e engenheiro de gravação musical.  

O projeto Scholas Occurrentes, responsável por essa articulação, é um movimento juvenil pela educação, que surgiu no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a partir da seguinte percepção do Papa Francisco em relação ao desafio de educar para a abertura ao outro, para a escuta. Segundo o Pontífice, ao se reunir os pedaços de um mundo fragmentado e vazio de sentido, é importante que se comece a criar uma nova cultura, a Cultura do Encontro.

Essa parceria tem o propósito de fortalecer os objetivos quatro – educação de qualidade – e dezessete – parcerias e meios de implementação – preconizados na Agenda 2030, plano de ação global que reúne os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para mais informações, acesse o site do Scholas. 



Leia também