Logon

11/05/2022 16:00

A Unidade Básica de Saúde Capelinha, construída por meio de uma parceria entre a prefeitura de Betim e a PUC Betim, foi inaugurada no dia 7 de maio. A UBS foi construída por meio de um acordo de contrapartida estabelecido com a prefeitura do município em razão da regularização fundiária do terreno em que hoje está instalado o Centro Veterinário da PUC Minas Betim, área cedida em comodato há 20 anos para instalação do Curso de Medicina Veterinária na cidade. 

No total, a PUC investiu R$ 800 mil na construção da UBS, que conta com três consultórios médicos, sala de odontologia e escovário, salas de vacina e curativo, coleta de exames e farmácia, além de salas administrativas, vestiários, copa e cômodo de resíduos. Durante o evento de inauguração, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, enfatizou a importância da parceria entre a prefeitura e a Universidade: "A PUC é uma parceira que nós temos, extremamente importante para formar mão de obra qualificada de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Toda a linha de cuidados da saúde a PUC fornece. E agora, ainda mais com a parceria que possibilitou concretizar essa UBS", disse.

Além da UBS Capelinha, a PUC Minas também é parceira da prefeitura de Betim na construção de outras duas Unidades Básicas de Saúde, sendo que, dessas, uma já foi inaugurada e está em funcionamento desde dezembro de 2021. Juntas, as obras representam um total de cerca de 3 milhões investidos pela PUC Minas na saúde do município. "Essa parceria é mais uma comprovação de que a interação entre a Universidade e o município traz benefícios mútuos: os governos, a Universidade e principalmente a população se beneficiam, tanto com as novas Unidades quanto com os profissionais de saúde que se formam por aqui, e que, em muitos dos casos, passam a trabalhar aqui também. São vantagens e melhorias para todo mundo", declarou o coordenador do Curso de Medicina da PUC Betim, professor Henrique Guerra, que esteve presente à inauguração da UBS Capelinha. 

Leia também