Logon

12/08/2022 12:00

A tese Ciências da Religião no Brasil: debate epistemológico a partir do estudo religiográfico da produção docente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião no Brasil, desenvolvida por Maurílio Ribeiro da Silva no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, recebeu menção honrosa na 17ª edição do Prêmio Capes de Tese.

A pesquisa, que foi orientada pelo professor Flávio Senra, analisa as questões epistemológicas da Ciência da Religião no Brasil por meio de um levantamento histórico-diacrônico da disciplina a partir de sua fundação no século XIX, até sua institucionalização no Brasil. O autor partiu da hipótese de que as pesquisas epistemológicas dos docentes permanentes dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião, analisadas a partir do método religiográfico, substanciariam respostas a essas questões, contribuindo para o estabelecimento de um contrato epistemológico na área. "Essa premiação representa o reconhecimento do trabalho de pesquisa empreendida com o propósito de contribuir epistemologicamente com as Ciências da Religião no Brasil", afirmou Maurílio.

A tese está disponível no portal da Biblioteca PUC Minas e pode ser acessada neste link.

 

O Prêmio Capes

O Prêmio Capes reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na pós-graduação brasileira.

A avaliação para selecionar os vencedores leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Também são consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto. O prêmio, que nesta edição recebeu 1.266 inscrições, é voltado às 49 áreas de avaliação da Capes. A premiação acontecerá em dezembro.

Leia também