Logon

 03/05/2024 11:00

Neste ano, o Seminário e Feira de Economia Popular Solidária acontecem entre os dias 7 e 10 de maio. O seminário, no dia 7, na sala multimeios do prédio 14, Campus Coração Eucarístico, traz o tema Fortalecendo Raízes, Construindo Sustentabilidade: um olhar sobre a Economia Popular Solidária. O encontro será realizado das 8h30 às 18h e contará com apresentações institucional e cultural, painéis e oficinas.

"O Seminário sobre a Economia Solidária será uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre os fundamentos e os desafios do movimento da economia solidária, bem como para fortalecer os laços de solidariedade e cooperação entre os participantes", explica professora Soraya Pongelupe, coordenadora do projeto de extensão da Economia Solidária.

Já a feira, no Alpendre do Encontro Papa Francisco, no prédio 30, acontece entre os dias 6 a 10 de maio e reúne feirantes que comercializarão produtos como cosméticos, patês, bolos, alimentos orgânicos e vegetarianos, peças de vestuário, bolsas, artesanato, entre outros.

O evento é idealizado para contribuir com fortalecimento e a sustentabilidade da Economia Solidária, promovendo assim uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

Confira a programação do seminário:

 

8h30 – Acolhimento: Café

9h30 – Apresentação Cultural.

9h50 – Abertura institucional: Boas-vindas aos participantes.

Profa. Dra. Carolina Costa Resende – Doutora e Mestre em Psicologia. Especialista em Análise Institucional e Esquisoanálise pelo Instituto Félix Gattari. É professora da PUC Minas onde coordena programas e projetos de Extensão Universitária, de iniciação científica e orientação de TCC.

Flávia Carvalho – Presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária.

Marcel Cardoso Ferreira de Souza-Superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária – Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese).

Vanessa Barçante Jota – Diretora de Geração de Renda e Economia Popular Solidária – Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese).

Flávia Barbosa Neves – Presidente do Fórum Metropolitano de Economia Solidária.

10h – Painel 1: Raízes do Movimento para o Crescimento.

Palestrante: Frederico Santana Rick – Mestre em Ciências Sociais e graduado em Sociologia. Coordenador de políticas sociais do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de BH. Integrante do Grupo de Reflexão e Trabalho para Economia de Francisco e Clara da PUC Minas.

Debatedora: Francisca Paulina da Silva – Empreendedora Conart Arte em Retalho

Moderadora: Águeda Bafile de Alvarenga – Diretora da Economia Solidária de Belo Horizonte

11h – Painel 2: Desafios Contemporâneos da Economia Popular Solidária.

Palestrante:  Paula Costa, fundadora e CEO da Iniciativa Materna.

Debatedora: Elizabete Rosa Soares – Empreendedora na Associação Arte Artesanato e Cultura Sustentável (3ACS).

Moderador: Márcio Bernardo de Oliveira Ramos – Coordenador de Projetos na Providens Ação Social Arquidiocesana. Possui MBA em Gestão Empresarial e especialista em Administração Avançada em Gestão de Pessoal. Coordena o Projeto Presença Solidária na Providens, entidade da Arquidiocese de Belo Horizonte, desenvolvendo ações no âmbito da Economia Popular Solidária, direito à habitação e geração de renda. É coautor do livro Economia de Francisco e Clara.

12h – Almoço coletivo

13h30 às 15h30 – Oficina 1: Navegando na Sociocracia: rumo à autogestão e tomada de decisões democráticas.

Instrutora: Profa. Lucimar Magalhães de Albuquerque

Doutora e Mestre em Geografia e Gestão do Território. Mestre em Ciências e Valores Humanos. Especialista em Psicologia Educacional e Formação em Psicodrama Aplicado. Graduada em Psicologia. É professora da PUC Minas e professora na Pós-graduação do Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno.

16h às 18h – Oficina 2: Construindo Solidariedade: experiências vivenciais para fortalecer o trabalho em equipe e a cooperação"

Instrutores: Profa. Júnia Aparecida Ferreira e Sara Cristina de Souza


Leia também