Logon

11/08/2022 17:00


Os resultados da tese A economia das festas de reinado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia um estudo comparativo em Santo Antônio do Monte e Araújos (MG), desenvolvida por Francimário Vito dos Santos no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, serão apresentados às comunidades reinadeira e congadeira do município de Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais.

A devolutiva acontecerá no dia 16 de agosto, terça-feira, às 19h, no salão do galpão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Toda a comunidade está convidada a participar.

A professora Candice Vidal e Souza, orientadora da tese, destaca que "esse tipo de acontecimento não é comum e indica para a circulação do conhecimento acadêmico e os diálogos entre saberes".

A pesquisa investigou o reinado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia que acontecem nas cidades de Santo Antônio do Monte e Araújos, localizadas na região do centro-oeste do Estado, tendo como foco os processos de elaboração, reprodução, circulação e trocas de bens simbólicos e materiais entre seus atores e as transformações ali ocorridas, sob uma perspectiva comparada e relacional. O objetivo foi compreender as associações e conexões que contribuem para a permanência da festa nas duas cidades, orientando-se pela dimensão da economia da festa, categoria analítica que ultrapassa o sentido econômico, incluindo a pluralidade de trocas e significados que se dão entre os grupos nos contextos festivos.

A tese está disponível no portal da Biblioteca PUC Minas e pode ser acessada neste link.

Leia também