Logon

02/08/2022 09:00

Até a penúltima quarta-feira de setembro (21/09), o projeto Encantar a Política está disponibilizando semanalmente um vídeo curto, com o objetivo de ampliar as discussões e debates sobre as eleições 2022.

Produzidos pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a Emotion/PUC Minas, os vídeos fazem parte das múltiplas estratégias de comunicação do projeto e serão divulgados em multiplataformas para favorecer o máximo de engajamento nas discussões e ações de mobilização sociopolíticas desenvolvidas pelo Projeto em todo o país.

Os primeiros cinco vídeos são relacionados ao caderno Encantar a Política. Já os três últimos são sobre temas que foram apontados pelos organizadores do projeto como importantes questões a serem discutidas na reta final do período eleitoral.

Os vídeos serão disponibilizados no Canal do Nesp no Youtube (www.youtube.com/nespvideos) e em redes sociais do Encantar a Política e das entidades parceiras do projeto, a partir do meio-dia nas datas abaixo referenciadas. Todo o conteúdo pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

Outras informações pelo e-mail: nesp@pucminas.br

Confira, abaixo, a tabela com tema, data da divulgação e conteúdo dos vídeos:

NúmeroTemaDataHoraDescrição
  1A universalidade do amor cristão03/08/202212hNeste episódio introdutório, convidamos você a refletir sobre a política como amizade social, esclarecendo que a busca do bem comum é ação transformadora da sociedade.
   2Amizade social e ética na política10/08/202212hA fim de reconhecer a política como "ciência e arte do bem comum", apresentamos diferentes espaços para orientar os rumos do pensamento, da ação, dos valores e dos direitos de cidadania.
  3As grandes causas do Evangelho17/08/202212hComo se concretiza o ideal da política como amizade social? Respondemos essa pergunta mostrando que a atuação transformadora acontece com a paz fundada na justiça, o enfrentamento às causas estruturais da pobreza e o resgate de uma "Civilização do Amor".
  4Cuidar da Casa Comum24/08/202212hPor meio da Ecologia Integral, abordamos a importância da inclusão de "nossa irmã Terra" no âmbito político, expondo a obrigação ética de cuidar da vida no planeta e lutar em prol da sustentabilidade.
  52022 – Eleições e democracia31/08/202212hPara superar a crise política, na esperança de um Brasil justo para todos e todas, lembramos que a participação no processo eleitoral é uma forma de participação social ativa.  Lembramos dos princípios éticos que devem orientar os políticos, em nome de um governo de união nacional.
  6Política e religião07/09/202212hMesmo o Estado sendo laico, seria muita ingenuidade descartar a relação entre as crenças religiosas e os posicionamentos políticos. Por isso, tratamos de apresentar os interesses públicos, na mobilização e articulação da nossa sociedade, e na dedicação do governo que deve preocupar com o coletivo, acima dos interesses individuais.
  7Mídia e eleições14/09/202212hSem dúvida, as redes sociais têm sido fontes importantíssimas de informação para o eleitor, o que se torna fator decisivo na hora do voto. Mas com isso, infelizmente, a tomada de decisão fica sujeita a notícias falsas e boatos enganosos, as chamadas fake news e à criminalização da política. Assim, alertamos para o impacto das redes sociais tão recorrente na atualidade.
  8Importância da política na vida21/09/202212hQuando discutimos a formação de consciência política na sociedade, fica claro o papel do cidadão e o valor do envolvimento coletivo nos assuntos públicos. Então, explicamos que exercer uma vida comunitária, com responsabilidade e compromisso, pode possibilitar mais autonomia à população e gerar muitos benefícios públicos e coletivos.

Leia também