Logon

 14/12/2023 14:00

Foi publicado na última terça-feira, 12 de dezembro, no periódico científico npj Climate Action, do grupo Nature, o artigo How citizens engage with the social media presence of climate authorities: the case of five Brazilian cities, produzido pelo Prof. Dr. Lesandro Ponciano, docente do Departamento e Coordenador de Pesquisa do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei) da PUC Minas.

O estudo analisou, por meio de modelagem estatística, algoritmos de mineração de dados e processamento de linguagem natural, 10,2 mil publicações nas redes sociais de autoridades das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém, e suas 5,5 mil respostas recebidas de 2,6 mil cidadãos ao longo de um ano, entre junho de 2021 a 2022. A íntegra está disponível no site do periódico.

De acordo com o pesquisador, as autoridades têm procurado se comunicar com cidadãos através das mídias sociais, mas pouco se sabe sobre quais são as suas estratégias de comunicação e como ocorre a participação dos cidadãos em respostas às suas publicações. "A comunicação cidadão-autoridade é essencial na adaptação e preparação para eventos climáticos extremos iminentes. Sem a devida preparação, tais eventos podem causar impactos devastadores nas infraestruturas urbanas e perda de vidas humanas", explica o docente, que também é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Os resultados do estudo permitem questionar a efetividade das mídias sociais para o propósito a que elas têm sido empregadas pela autoridade climática e pelo cidadão. Sobrecarga de informações, publicações contínuas, desconfiança por parte dos cidadãos e o surgimento de novas dinâmicas de interação são, entre outros, aspectos críticos de uma presença social eficaz apontados pela pesquisa.

O Brasil já registrou, neste ano, cinco ondas de calor consecutivas, caracterizadas por aumento de cinco graus acima da média por um período maior do que cinco dias. No entanto, apesar da previsão de elevação de temperatura de até 40°C em pelo menos sete estados e no Distrito Federal, que deve se estender entre 14 a 20 de dezembro.

Sobre o npj Climate Action

O periódico científico open acess integra a Nature Portfolio Journal da Springer Nature, um dos principais grupos de publicação científica do mundo. A publicação é focada em pesquisas originais de alta qualidade que tratem dos efeitos das mudanças climáticas.


Leia também