O Prof. Dr. Cástor Cartelle foi o entrevistado do quarto episódio de Megafauna, série documental sobre os mamíferos gigantes que habitaram a América durante a pré-história e foram extintos há aproximadamente dez mil anos. Os animais remanescentes que descendem dessa megafauna podem ser encontrados hoje unicamente na África, como o elefante africano, o maior animal terrestre do mundo. O documentário explora como foi a ocupação desses animais no continente americano e por quê foram extintos.
Dividida em seis episódios, a série documental acompanha as expedições do paleontólogo canadense Gerry de Iuliis, professor de Biologia Evolutiva da Universidade de Toronto, que visitou sítios arqueológicos na Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Uruguai, e entrevistou pesquisadores de cada um desses países sobre a importância das descobertas feitas em cada local. Espanhol radicado no Brasil há mais de 60 anos, Cástor Cartelle é um dos dois pesquisadores entrevistados no Brasil.
Idealizador do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, onde é atualmente curador da coleção de Paleontologia, Cartelle fez parte da equipe que descobriu, em 2019, uma nova espécie extinta de preguiça gigante que teria vivido no Brasil há mais de 20 mil anos, batizada por ele de Glossotherium phoenesis. Em 2023, descreveu os fósseis da mãe e do feto da espécie de preguiça gigante Nothrotherium maquinense, descoberta por Peter Lund em 1839. Além disso, ele é autor e coautor de mais de 80 produções bibliográficas.
No episódio Megafauna Brasileira, o quarto da série, Gerry de Iuliis e Cástor Cartelle visitam sítios arqueológicos de Minas Gerais onde foi encontrada grande concentração de fósseis da megafauna. Os demais episódios são: Investigando o passado, que explica o ofício da paleontologia; Os primeiros mamíferos encontrados do Sul, que introduz a história da megafauna da América do Sul e conta com a participação da Profa. Dra. Lílian Bergqvist, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); O tesouro da Patagônia, sobre o sítio arqueológico de Santa Cruz, na Argentina, primeiro local onde foi encontrado um grande lote de fósseis juntos no continente sul-americano; O grande intercâmbio entre espécies, sobre a miscigenação entre espécies da megafauna nativas da América do Norte e do Sul; e A extinção da megafauna e os novos questionamentos, o que motivou a extinção da megafauna no mundo todo e os perigos da possível extinção da fauna atual.
A previsão é que o documentário, que será exibido pela TV Cultura, seja lançado em 2025.