Logon

04/05/2022 10:00

Para trazer reflexões sobre o negacionismo sob o olhar da Comunicação e sobre como os negacionistas se apropriam de fake news para difundir sua ideologia, a jornalista Michelle Stammet conversa com o professor Mozahir Salomão Bruck, em episódio especial do PUC Play, o podcast da PUC Minas. No episódio, que será lançado nesta quinta-feira, 12 de maio, o professor Mozahir, um dos organizadores do E-book Dossiê contra o Negacionismo - A importância do conhecimento científico e secretário de Comunicação, analisa a natureza do negacionismo, que aposta na desinformação, na implosão da razão e da vida inteligente. Além disso, Mozahir analisa como os criadores das fake news se apropriam de características do jornalismo profissional para que sejam recebidas como informações reais e das fragilidades da distribuição social do conhecimento.
O professor Mozahir Salomão Bruck é pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e professor no Curso de Jornalismo. É pesquisador do CNPq e possui pós-doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (em Porto, Portugal), doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa e Mestrado em Comunicação.  Publicou várias obras sobre o radiojornalismo. É estudioso dos aspectos sociais do Jornalismo, das linguagens do radiojornalismo, entre outros temas correlatos.

O PUC Play é o podcast quinzenal da Assessoria de Imprensa da PUC Minas e vai ao ar às quintas-feiras. A temporada três do PUC Play é constituída por episódios costurados em torno de uma temática: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que compõem a Agenda 2030, aprovada pelas Nações Unidas em 2015. Ao longo dos episódios, está-se apresentando como a Universidade desempenha um papel fundamental, através de projetos e ações, para a concretização destes objetivos. Este episódio do PUC Play foge à temática dos ODSs para refletir sobre um tema de grande relevância na atualidade.

Mas já está no forno, para lançamento no dia 26 de maio, do episódio Imigrantes e Refugiados: o papel da Universidade na Pesquisa, acolhimento e consolidação de políticas.

O PUC Play é produzido pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação da PUC Minas. Produção de Michelle Stammet, com o apoio dos estagiários Camilla Kind e Rafael Silva. A gravação, sonorização e edição é feita pelo Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes.

Você pode seguir o podcast na Amazon ou no Spotify, assinar no Apple Podcast, se inscrever no Google Podcast ou no Cast Box ou favoritar na Deezer. Assim você não perde nenhum episódio. Eu sou Michelle Stammet e faço o roteiro, produção e locução. 

Leia também