Logon

25/05/2022 14:00

Conflitos políticos e crises econômicas têm forçado a movimentação de migrantes pelo mundo. E como fica o Brasil neste cenário? O país tem recebido, desde 2010, cada vez mais estrangeiros em busca de um lar. Estima-se que 1,3 milhão de imigrantes residam no Brasil atualmente. O recente drama dos refugiados ucranianos acolhidos no Brasil jogou holofotes sobre a questão. Além disso, o número de brasileiros no exterior mais do que duplicou em dez anos.

O episódio Migração: o papel da Universidade no acolhimento a refugiados e imigrantes, do PUC Play Podcast da PUC Minas, já está no ar. O entrevistado é o professor Duval Fernandes, coordenador do Gedepe, grupo de estudos sobre o tema do Programa de Pós-graduação em Geografia. O professor Duval fala sobre os projetos desenvolvidos pelo Gedepe, o envolvimento do grupo na construção e consolidação de políticas voltadas aos migrantes e as diversas parcerias externas e internas, entre elas com os cursos de Serviço Social e Letras e com a Cátedra Sérgio Vieira de Melo, um programa do alto comissariado da ONU para refugiados.


Este episódio faz parte da temporada 3 do PUC Play, que mostra as iniciativas da Universidade para que o Brasil alcance os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030. O trabalho desenvolvido pelo Gedepe está diretamente relacionado ao ODS 10, ao empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de forma igualitária de migrantes.

O PUC Play é o podcast quinzenal da PUC Minas, produzido pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação. O roteiro, produção e locução são de Michelle Stammet. O PUC Play vai ao ar às quintas-feiras e é produzido em parceria com o Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes, responsável pela gravação, sonorização e edição. Você pode seguir o podcast na Amazon ou no Spotify, assinar no Apple Podcast, se inscrever no Google Podcast ou no Cast Box ou favoritar na Deezer para não perder nenhum episódio. 

Leia também