Nos dias 12 a 15 de junho, uma equipe formada pelo Prof. Dr. Armindo Teodósio "Téo" (PUC Minas), Prof. Dr. Magnus Emmendoerfer (UFV), Prof. Dr. Marcos Knupp (Ufop), Profª Drª Carolina Lescura (Ufop) e Profª Drª Alissandra Nazareth (Ufop) e pelos doutorandos em Administração Pública da UFV, Thiago Almeida e Elias Mediotte, participaram de uma visita técnica em universidades holandesas. A iniciativa teve como objetivo fortalecer e ampliar os laços colaborativos acadêmicos entre essas instituições, especialmente, no âmbito da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, em estudos sobre Governança Multinível e Desenvolvimento Sustentável, alinhados à Agenda Global das Nações Unidas.
Com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a visita ocorreu na Breda University of Applied Sciences (BUas) e na Erasmus Rotterdam University com apresentações de projetos e resultados de pesquisa de professores e doutorandos dessas universidades e da equipe brasileira.
Durante esta visita, aconteceu o lançamento da Cátedra na Europa, composta por quatro universidades estrangeiras, sendo três holandesas (BUas, Erasmus Rotterdam e Tilburg Universities) e uma portuguesa (Universidade de Coimbra). Esta foi a primeira ação de internacionalização emissiva da Cátedra, após a realização da International Conference on Creative Economy & Public Policies em dezembro de 2022, em Ouro Preto (MG). Além disso, é a primeira vez que o WindBanner (Bandeira) da Cátedra Unesco se estabelece como um símbolo coletivo para compartilhamento em um país estrangeiro.
O evento ocorreu paralelamente à conferência Internacional CultSense, organizada pela Erasmus Rotterdam University e a Association for Tourism and Leisure Education and Research (Atlas), na qual a Cátedra Unesco, liderada pela UFV, é a primeira rede de universidades com o status de Instituição Associada Patronal no período 2023 – 2025.