Logon

29/06/2022 13:00

Três projetos enviados pela PUC Minas foram selecionados para o  Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Gestão e Assistência - 2022/2023). O resultado da seleção foi publicado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 5, de 9 de junho último.

Os três projetos serão desenvolvidos em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Belo Horizonte, Betim e Poços de Caldas. Com o tema Gestão em Saúde e Assistência à Saúde, o programa ofertará bolsas para docentes, profissionais de saúde e estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), para promover a integração entre ensino, serviço e comunidade. O início das atividades está previsto para agosto deste ano.

Em Belo Horizonte, por meio do projeto Gestão da Política e Assistência à Saúde das Pessoas em Situação de Rua em Belo Horizonte - SMSABH/UFMG/PUC Minas, os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Odontologia (Campus Coração Eucarístico e Unidade Praça da Liberdade) atuarão desenvolvendo ações para acolhimento e cuidado da população em situação de rua, em parceria com a UFMG.

Na PUC Minas Betim, por meio do projeto PET-SAÚDE 2022/2023: fortalecendo a Integração Ensino-Serviço-Comunidade na PUC Minas e no SUS em Betim, os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia trabalharão com as temáticas Segurança do Paciente, Amamentação e Cuidado com a Gestante e Puérpera.

Já na PUC Minas Poços de Caldas, os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Medicina desenvolverão ações com a temática Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio do projeto Perfil Epidemiológico e Educação em Saúde no Contexto da Sífilis e de Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social (Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pet-saude). 

Leia também