A PUC Minas foi contemplada com 240 bolsas no mais recente edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A iniciativa é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aproxima as instituições de educação básica das universidades e alunos de licenciaturas.
A cada novo edital lançado, as instituições de ensino superior submetem uma proposta com um projeto e os subprojetos, vinculados às licenciaturas. O número de bolsas concedidas à PUC Minas foi superior ao obtido na última edição do programa, quando a Universidade dispunha de 192 unidades. O resultado é fruto de trabalho coletivo e da efetiva contribuição de vários docentes.
O Pibid é direcionado para escolas públicas, onde os alunos de licenciaturas têm oportunidade de desenvolver projetos, pensar em novas metodologias, elaborar materiais didáticos e refletir sobre o que pode ser melhorado. O projeto leva os discentes para a realidade da educação básica brasileira e possibilita a união dos conhecimentos adquiridos na PUC Minas com o que é aprendido na prática.
As bolsas do Pibid são destinadas aos discentes e aos professores, que atuam como coordenadores. O contato com as escolas públicas é primordial para o corpo docente dos cursos de licenciatura pois permite que revejam as metodologias e reflitam sobre as principais necessidades da educação básica em cada época. "Melhorando nossa formação, podemos melhorar a formação dos futuros professores", aponta a Profa. Nilza Bernardes, coordenadora do Pibid na Universidade.
Vivenciando de perto a realidade das escolas públicas brasileiras, os licenciandos podem fazer um caminho na docência com mais segurança. Como consequência, a PUC Minas coloca professores mais qualificados no mercado de trabalho, que puderam colocar em prática as teorias pedagógicas propostas ao longo da graduação. "Nós temos que cuidar da formação docente", aponta a professora Nilza.
Os bolsistas contemplados pelo programa se comprometem com o exercício do magistério na rede pública após a conclusão do curso. Portanto, antes mesmo da formatura, os futuros professores já começaram a trilhar sua trajetória na profissão.