Logon

18/03/2022 11:00

As oficinas de Língua Portuguesa, de Literatura e de Língua Inglesa são oferecidas à comunidade acadêmica, sob a coordenação das professoras Maria Angela Paulino e Priscila Campello, do Curso de Letras.

 

As oficinas são gratuitas, têm em média dez encontros de uma hora, com certificação para quem tiver frequência mínima de 70%. Os oficineiros são estudantes do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras.

 

De Língua Portuguesa, atualmente estão em oferta:

 

  1. PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS SOB PERSPECTIVA ENUNCIATIVA – presencial, exclusiva para alunos do 1º período de Letras. Ementa: Compreensão e uso de estratégias discursivas e desenvolvimento de percepção crítica sobre o funcionamento textual de gêneros textuais no universo acadêmico, especialmente do domínio do curso de Letras. Compreensão dos aspectos enunciativos e linguísticos envolvidos nas atividades de leitura e produção de esquemas, resumos e resenhas. Foco em textos de Benveniste estudados no 1º período de Letras.   
  2.        

2) Tópicos Gramaticais aplicados ao Texto - síncrona, aulas pelo Teams.  Ementa: Estudo dos fenômenos linguísticos ligados ao funcionamento de gêneros discursivos. Foco na dimensão morfossintática dos textos: estrutura da oração e do período, articulação entre orações, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal. A análise das categorias morfológicas e funções incidirá sobre o processo de produção de sentidos do texto, possibilitando ao aluno desenvolver habilidades de leitura e produção de gêneros diversos.

 

3) Escrita Acadêmico-científica – uma introdução, síncrona, aulas pelo Teams.  Ementa: Estudo dos diferentes fatores envolvidos na atividade de leitura e produção textual escrita no âmbito universitário. Reconhecimento da configuração e do funcionamento de gêneros da esfera acadêmico-científica com vistas à construção de autoria. Compreensão e uso de estratégias discursivas e desenvolvimento de uma percepção crítica sobre o funcionamento dos gêneros acadêmicos. Compreensão dos aspectos enunciativos e linguísticos envolvidos na produção de gêneros acadêmicos (esquemas, resumos, resenhas e Trabalhos de Conclusão de Curso).

 

4)  Práticas de Leitura de Textos sob Perspectiva Discursivo-dialógica – presencial.  Ementa: Exame dos processos de construção de sentidos de gêneros de discursos diversos, a partir dos princípios do dialogismo discursivo (estudos ligados ao Círculo de Bakhtin). Compreensão de conceitos fundamentais, tais como: interação discursiva, enunciação, dialogismo, esfera de atividade, refração, signo, enunciado, gênero do discurso, responsividade, sujeito. Análise dos aspectos discursivos e linguísticos envolvidos nas atividades de leitura e produção de gêneros acadêmicos (resumos, comentários analíticos, resenhas e outros).

 

5) Fonética e Fonologia do Português: conceitos teóricos e análises - síncrona, aulas pelo Teams.  Ementa: O objetivo desta oficina é introduzir os alunos aos conceitos de Fonética e Fonologia, tendo como foco o Português falado no Brasil, além de refletir sobre os processos envolvidos na articulação dos sons da língua e analisar como esses sons se comportam na língua. Serão tratadas as definições de Fonética e Fonologia, os conceitos de fone e fonema, a estrutura do aparelho fonador, as classificações dos sons utilizados na fala e a organização desses sons no Português Brasileiro.

 

De Língua Inglesa, há oito oficinas em oferta – também nos dois formatos – presencial ou on-line síncrono:

  1. Introdução à língua inglesa; 
  2. Tópicos gramaticais em língua inglesa;
  3. Clube de literatura – leitura de contos de fadas;
  4. Leitura literária em língua inglesa;
  5. Leitura de textos em Inglês;
  6. Quebrando o gelo: práticas de conversação em inglês
  7. O sentido do filme.

Mais informações nas redes sociais do curso de Letras – Facebook e Instagram – e também na Secretaria do ICH – atendich@pucminas.br

Leia também