Logon

20/05/2022 10:00

No dia 26 de maio, durante live na página da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das 17h às 18h, haverá o lançamento do livro O Novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco.  A obra é um lançamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e tem como organizadores o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o coordenador do Nesp, professor Robson Sávio Reis Souza; e os professores Claudemir Francisco Alves, do grupo gestor do Nesp, e Adriana Maria Brandão Penzim.

O livro, publicado pela Paulus Editora, reúne 25 autores e apresenta as ideias e as ações do Papa Francisco que apontam para a aurora de um novo humanismo.

A apresentação da obra destaca que, ao inaugurar-se o terceiro milênio, um incômodo mal-estar, generalizado e insistente, se alastra pelas relações econômicas que privilegiam um seleto grupo de bilionários e condena milhões à pobreza e à miséria. "O sistema político de participação democrática está ameaçado por toda sorte de movimentos reacionários que prezam a morte e o incremento da violência como regimes legítimos. As novas tecnologias têm se mostrado ambíguas: ao mesmo tempo em que ampliam possibilidades, também dão espaço a formas de sociabilidade calcadas em toda sorte de violência. A destruição ambiental chegou ao ponto em que a própria vida no planeta começa a ficar ameaçada."

O texto destaca que essa conjuntura tornou-se ainda mais distópica com a chegada da pandemia. Todos esses temas mencionados ganharam nova intensidade, persistindo e trazendo perplexidade  e assombro  à humanidade.

Contudo, diz o texto, discursos e atitudes do Papa Francisco contrastam intensamente com o cenário atual e sugerem a possibilidade de uma nova forma de vida. "Um mundo em que a morte não tenha a última palavra. Em lugar da exclusão e da miséria, o papa propõe um novo humanismo. Em lugar da destruição do planeta, Francisco propõe o cuidado com a 'casa comum' O novo humanismo põe no centro a vida. Todas as formas de vida. Tudo está interligado."

Leia uma resenha sobre o livro no link: https://faculdadejesuita.edu.br/palavra-presenca/o-humanismo-do-papa-francisco/

O livro pode ser adquirido no endereço: https://www.paulus.com.br/loja/o-novo-humanismo-paradigmas-civilizatorios-para-o-seculo-xxi-a-partir-do-papa-francisco_p_6841.html

Fontehttps://nesp.pucminas.br/index.php/2022/05/06/lancamento-do-livro-o-novo-humanismo-paradigmas-civilizatorios-para-o-seculo-xxi-a-partir-do-papa-francisco/

Leia também