Logon

07/04/2022 07:00

 Tratamento Penitenciário: um estudo sobre tortura, maus-tratos e assistências às pessoas privadas de liberdade é o título de livro do coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública (Cepesp) da PUC Minas, professor Luis Flávio Sapori, do Departamento de Ciências Sociais. O lançamento ocorreu na semana passada, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O livro é resultado de ampla pesquisa que teve como objetivos diagnosticar as diversas manifestações da violência no sistema prisional de Minas Gerais, assim como explicitar os fatores sociais e institucionais que impactam tais violências. A pesquisa foi financiada pela AVSI - Associação Voluntários para o Serviço Internacional. Brasil - e teve apoio de entidades diversas, tais como o MPMG, TJMG, Fbac. Trata-se do primeiro estudo realizado no Brasil sobre o tema que adotou a aplicação de um survey numa amostra de 1,6 mil presos.

A realização é do programa Novos Rumos, da Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG; da AVSIBrasil, da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). 

Leia também