Logon

 17/05/2024 11:00

A Fazenda Experimental da PUC Minas, localizada no município de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu na última quinta-feira, 16 de maio, o Certificado de Excelência no Programa Práticas Nota 10 da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR).

A certificação é uma ferramenta para os produtores aprimorarem os processos internos com ações que não se restringem às questões técnicas da atividade leiteira. Agraciada com o Nível I (Fazenda Eficiente), a propriedade cumpriu todos os requisitos obrigatórios dos quatro pilares da avaliação da CCPR, sendo eles o Bem-estar do rebanho, a Gestão dos fluxos de pessoas e processos, a segurança e sustentabilidade da organização, que compõem a Infraestrutura e a Qualidade do Leite, que deve ser seguro e dentro dos padrões de excelência.

Para a Pró-reitora Adjunta do Campus Betim, Profa. Dra. Cláudia Venturini, "este reconhecimento coroa os processos considerados como padrão ouro para a gestão e produção do leite de forma segura e sustentável. Desta forma, garantimos uma qualificada formação por competência dos futuros médicos veterinários aptos a atuarem no mercado de trabalho, assegurando a rentabilidade e a produção sustentável do leite".

Sobre a Fazenda Experimental

Com uma área de 313 hectares (133 de área produtiva e o restante destinado a reserva legal e mata nativa), a Fazenda Experimental da PUC Minas disponibiliza laboratórios, salas de aula e espaços com segurança aos alunos e professores durante as aulas. Os alunos têm à disposição um rebanho de 120 bovinos, considerando animais do sistema de produção e animais destinados às aulas práticas; e 40 equinos, todos destinados às aulas práticas. No último ano, a Fazenda produziu uma média de 504 litros de leite por dia, sendo 28 litros por animal. 

O coordenador dos laboratórios da Fazenda Experimental, Prof. Dr. Rogério Carvalho Souza, diz que "a certificação atesta a fazenda como um sistema produtivo responsável social e tecnicamente, garantindo uma formação diferenciada aos alunos". A certificação representa um passo importante para a Universidade uma vez que haverá uma bonificação na comercialização do leite pela CCPR por atender aos padrões exigidos pela empresa.

A Fazenda Experimental da PUC Minas recebe, além dos alunos do Curso de Medicina Veterinária do Campus Betim e da Unidade Praça da Liberdade, pesquisas, estágios e projetos extensionistas de alunos e professores dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas, que primam pelo trabalho com a terra, os animais e a gestão. Além disso, alunos do 4º ano do Colégio Santa Maria e algumas instituições técnicas do ensino agropecuário também utilizam a estrutura da Fazenda. Ao longo do ano, mais de 3,5 mil alunos realizam atividades de formação no local.


Leia também