Logon

06/05/2022 10:00

Nesta quarta-feira, 11 de maio, às 9h, será realizado o evento de encerramento das celebrações dos 50 anos da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). O evento acontecerá presencialmente, no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico e será transmitido ao vivo pelo canal da FCA no Youtube.

A atividade será direcionada a todos os alunos, professores e funcionários da FCA e contará com a participação de personalidades de diferentes áreas da comunicação na mesa-redonda O futuro da mídia massiva e suas audiências. A mesa será formada por Emanuel Carneiro (presidente da Rádio Extra FM), Marcelo Ligere (diretor regional Centro-Oeste e Minas Gerais da Globo) e Geraldo Teixeira - Zeca (diretor executivo dos Diários Associados - MG), com mediação do professor Getúlio Neuremberg.

Haverá também o lançamento da websérie documental dos 50 anos da FCA, e o Bloco Pele Preta fará uma apresentação musical, encerrando as comemorações.

Para os alunos matriculados na disciplina Seminários turno manhã/Coração Eucarístico, a atividade será obrigatória. Os alunos de outros turnos, campi e unidades poderão assistir pelo YouTube.

Dia e Hora: 11 de maio de 2022, quarta-feira, das 9h às 12h20

Local: Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico e transmissão ao vivo pelo canal da FCA no YouTube - https://www.youtube.com/c/FCAPUCMinas

Convidados da mesa-redonda:

Emanuel Soares Carneiro

Presidente da Rádio Extra FM.

Nasceu em Belo Horizonte. Começou sua atividade profissional na Rádio Itatiaia aos 13 anos fazendo plantão esportivo. É jornalista desde 1961, tendo passado por todos os cargos de direção na empresa até se tornar diretor-presidente em 1994, com a morte de Januário Carneiro e continua participando da área jornalística da Itatiaia.

Estudou Administração de Empresas na UNA.

Trabalhou na  Rádio Itatiaia, cujo slogan é A Rádio de Minas, por 65 anos, onde foi repórter, apresentador de programas, comentarista. Emanuel Carneiro apresentou diariamente na Rádio Itatiaia, às 18h05 da noite, o programa  Turma Bate Bolsa e aos domingos a Grande Resenha Esportiva.

Marcelo Ligere

Diretor regional Centro-Oeste e Minas Gerais da Globo.

Formado em Administração de Empresas pela FEA USP, pós-graduado em Administração de Vendas pela ESPM de São Paulo. Atua na Globo na área de negócios desde recém-formado, passando por várias transformações do mercado de comunicação com a entrada da TV por Assinatura, Mídia Digital, Redes Sociais e hoje é responsável pela Regional Minas / Centro-Oeste da Globo que inclui TV Aberta, Canais por Assinatura, Soluções Digitais e GloboPlay.

Atua na Globo na área de negócios que inclui TV Aberta, Canais por Assinatura, Soluções Digitais e GloboPlay.

Zeca (Geraldo Teixeira)

Diretor executivo dos Diários Associados - MG
engenheiro e jornalista formado pela PUC Minas. Começou a carreira na área de tecnologia do Estado de Minas, onde participou dos processos de informatização da redação e do comercial do jornal. Através de uma empresa do grupo, teve a oportunidade de instalar os mesmos sistemas em 15 outros grandes jornais do país.
Em meados de 1990 assumiu o projeto de internet do grupo, lançando o segundo jornal do Brasil na Web e o primeiro provedor de acesso ligado a um grupo de comunicação. Editou a primeira entrevista de vídeo na Web no país em 1998 com o então governador de Minas e no ano seguinte lançou o portal Uai.
Cobriu três copas do mundo e trabalhou como comentarista esportivo durante quatro anos em um programa de TV.
Recentemente lançou o portal colaborativo do grupo, o Dzaí, e os portais nacionais de classificados Vrum (o terceiro mais visitado do país) e o Lugar Certo (líder de audiência no segmento imobiliário).
Trouxe instituições renomadas como FDC e INDG para modernizar a gestão das empresas.
Atualmente lidera o processo de convergência de mídias no grupo.

Websérie documentário:

A websérie documentário dos 50 anos da FCA foi produzida, roteirizada e editada a distância, liderada pelo Curso de Publicidade e Propaganda do Campus Poços de Caldas e pela sua produtora audiovisual, o LabCom, com a colaboração e a participação ativa dos professores e funcionários de todos os outros campi e unidades em que a FCA está presente.

Ela foi dividida em cinco episódios para que todas e todos que fizeram e fazem parte da história da FCA pudessem aproveitar cada lembrança. Por isso, os episódios serão lançados no canal da FCA no YouTube semanalmente. O primeiro episódio será lançado no dia 11 de maio.

Bloco Pele Preta:

A banda bloco afro-feminista Pele Preta traz experimentos arrojados, com axé, releituras de músicas pretas e músicas autorais alicerçadas na originalidade percussiva, o grupo busca mesclar os aspectos ancestrais dos pilares culturais e religiosos afro-brasileiros com as influências contemporâneas da música preta.

A Pele Preta foi idealizada por quatro mulheres negras belo-horizontinas atuantes na cena artística da cidade. Há cerca de 20 anos, elas trabalham nas áreas de canto e composição, percussão e direção musical, dança e produção executiva de grandes eventos. A Pele Preta nasce no cenário cultural mineiro reconhecendo que a arte é um instrumento fundamental de transformação social. O grupo defende ainda a necessidade das bandeiras de protagonismo feminista preto serem demarcadas por meio da construção de um espaço de representatividade.