Logon

09/03/2022 10:00

Estão abertas as inscrições para o Encontro Mineiro de Mulheres com Deficiência, que traz como tema Um Novo Olhar sobre Nós. O evento será nos dias 23 e 24 de março, de forma presencial e virtual. O encontro é idealizado por Rosana Bastos, funcionária do PUC Inclusiva e proprietária do espaço digital Inclusive Nós, que pretende lançar luz sobre questões relativas à mulher com deficiência e sua presença na sociedade. O encontro é voltado para mulheres com deficiência a partir dos 16 anos, mães de pessoas com deficiência, além de mulheres sem deficiência e profissionais interessados na temática.

As inscrições podem ser feitas pelo Sympla, pelo site ou Instagram (@inclusivenosoficial) do Inclusive Nós. A abertura do evento será às 15h do dia 24, com atividades até as 20h; e no dia 25, das 8h às 21h. Fazem parte da programação mesas-redondas, palestras, depoimentos, apresentações culturais, desfile de moda dirigido pelo estilista Renato Loureiro, espaços e momentos para network, coffee break, almoço e feirinha.

 O evento, que acontece no Dayrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte), tem o objetivo de lançar luzes sobre o capacitismo - preconceito em relação às pessoas com deficiência -, tema relativamente novo entre as mulheres com deficiência, além de possibilitar o debate acerca da interseccionalidade entre deficiência e gênero. O evento também busca oferecer às mulheres participantes uma oportunidade de crescimento pessoal por meio do debate de questões importantes como leis e direitos, trabalho, empreendedorismo, autoestima, liderança, saúde, violência contra as mulheres, entre outros.

 De acordo com Rosana Bastos, para além de uma simples ação de assistência social, o evento está em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o de número 10, que trata da redução das desigualdades, na quase totalidade de suas metas, além de estar presente diretamente nos ODS 1, 5 e 8.

 Aliado a esse propósito, o evento, ainda segundo Rosana, atende também as premissas da pauta ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance), uma vez que tem entre seus objetivos principais a promoção da equidade de um público que, só em Minas Gerais, atinge um percentual de 9,8% da população do Estado, segundo a pesquisa nacional de saúde.

 A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do PUC Inclusiva, apoia o evento.

Leia também