Logon

11/08/2022 17:00

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte desenvolveram, em parceria com a E-motion, produtora da Universidade, uma série de vídeos que fazem parte do projeto Encantar a Política, iniciativa de diversos organismos da Igreja no Brasil, com o objetivo de ampliar as discussões e debates sobre as eleições. O projeto retoma questões centrais da Laudato Sí e Fratelli Tutti, encíclicas do Papa Francisco que tratam, entre outros temas, da fraternidade e amizade social, do cuidado com a Casa Comum e abordam a política como decorrência ética do mandamento do amor.

Os primeiros cinco vídeos se baseiam nos capítulos do caderno Encantar a Política, disponível para download gratuito no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os três últimos vídeos são sobre importantes questões a serem discutidas na reta final do período eleitoral.

Os vídeos são disponibilizados semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 12h, no canal do Nesp no YouTube, no site do projeto Encantar a Política e nos sites das entidades parceiras.

Confira, abaixo, a tabela com tema, data da divulgação e conteúdo dos vídeos:

 

NúmeroDataTemaDescrição
103/08/2022A universalidade do amor cristãoEstá no ar o primeiro vídeo da série Encantar a Política, projeto desenvolvido por organismos da Igreja Católica no Brasil e com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil! Neste episódio introdutório, convidamos você a refletir sobre a política como amizade social, esclarecendo que a busca do bem comum é ação transformadora da sociedade.
210/08/2022Amizade social e ética na políticaA fim de reconhecer a política como "ciência e arte do bem comum", apresentamos diferentes espaços para orientar os rumos do pensamento, da ação, dos valores e dos direitos de cidadania.
317/08/2022As grandes causas do EvangelhoComo se concretiza o ideal da política como amizade social? Respondemos essa pergunta mostrando que a atuação transformadora acontece com a paz fundada na justiça, o enfrentamento às causas estruturais da pobreza e o resgate de uma "Civilização do Amor".
424/08/2022Cuidar da Casa ComumPor meio da Ecologia Integral, abordamos a importância da inclusão de "nossa irmã Terra" no âmbito político, expondo a obrigação ética de cuidar da vida no planeta e lutar em prol da sustentabilidade.
531/08/20222022 – Eleições e democraciaPara superar a crise política, na esperança de um Brasil justo para todos e todas, lembramos que a participação no processo eleitoral é uma forma de participação social ativa.  Lembramos dos princípios éticos que devem orientar os políticos, em nome de um governo de união nacional.
607/09/2022Política e religiãoMesmo o Estado sendo laico, seria muita ingenuidade descartar a relação entre as crenças religiosas e os posicionamentos políticos. Por isso, tratamos de apresentar os interesses públicos, na mobilização e articulação da nossa sociedade, e na dedicação do governo que deve preocupar com o coletivo, acima dos interesses individuais.
714/09/2022Mídia e eleiçõesSem dúvida, as redes sociais têm sido fontes importantíssimas de informação para o eleitor, o que se torna fator decisivo na hora do voto. Mas com isso, infelizmente, a tomada de decisão fica sujeita a notícias falsas e boatos enganosos, as chamadas fake news e à criminalização da política. Assim, alertamos para o impacto das redes sociais tão recorrente na atualidade.
821/09/2022Importância da política na vidaQuando discutimos a formação de consciência política na sociedade, fica claro o papel do cidadão e o valor do envolvimento coletivo nos assuntos públicos. Então, explicamos que exercer uma vida comunitária, com responsabilidade e compromisso, pode possibilitar mais autonomia à população e gerar muitos benefícios públicos e coletivos.

 

Leia também