Logon

16/09/2022 16:00

Para refletir sobre a Economia de Francisco e Clara (EFC) e os desafios do mundo contemporâneo, o Grupo de Reflexão e Trabalho sobre a EFC da PUC Minas realiza o Ciclo de Formação sobre Economia de Francisco e Clara. O evento é um preparatório para o Encontro Mundial que reunirá jovens de todo o mundo em Assis, de 22 a 24 de setembro.

A última atividade do ciclo de formação acontece nesta segunda-feira, 19 de setembro. Alessandra Smerilli, secretária do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, vai ministrar o tema Economia de Francisco e Clara para que e para quem?. A palestra será transmitida pelo canal do Anima PUC Minas no YouTube, às 10h.

O Encontro Mundial em Assis acontece em um momento de enorme crise social, política, econômica e ambiental. Como consequência, há um aumento da desigualdade, da exclusão, do desemprego e da fome. Essas mudanças impactam a vida em sociedade, a política e o Estado, cada vez mais aprisionado pela lógica neoliberal. "Em meio à crise, emergem alternativas teóricas e práticas que defendem a urgente construção de uma outra economia. Uma economia 'que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a deprecia', nas palavras do Papa Francisco", explica o professor Frederico Santana Rick, coordenador do Grupo de Reflexão e Trabalho para a EFC na Universidade e membro do Nesp, ambos integrados ao Anima PUC Minas.

Leia também