Logon

 07/06/2024 10:00

       



Durante todo mês de junho, o Planetário PUC Minas oferecerá programação especial. Entre os dias 1º e 29 de junho, durante as sessões tradicionais será exibido o filme Sounds of the Ocean (Sons do Oceano, em português). A obra marca o Dia dos Oceanos das Nações Unidas, comemorado mundialmente no dia 8 de junho. O filme será exibido em formato full dome (formato de projeção de vídeo em domo imersivo, onde o espectador é envolvido pela projeção de vídeo) e convida os espectadores a se conectarem profundamente com o oceano. Com duração de 25 minutos, Sounds of the Ocean combina sons de golfinhos e baleias com uma composição musical exclusiva. A produção transporta os participantes para o coração do oceano, oferecendo um encontro transformador com a vida marinha e o ambiente subaquático.

Os ingressos custam R$ 20. Gratuidade para crianças até 3 anos. (Retirar no local). Gratuidade para alunos e funcionários PUC Minas. (Retirar no local). Meia-entrada para crianças a partir de 4 anos, Idosos (60 anos +). Meia-entrada para portadores do ID-Jovem, estudantes, professores, portadores de deficiência e acompanhantes. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://museu.pucminas.br/

Com a exibição do filme, as sessões no Planetário durarão aproximadamente 50 minutos.

Assista ao trailer do filme Sounds of the Ocean para saber mais. 

Dia dos Oceanos das Nações Unidas

O Dia dos Oceanos das Nações Unidas é comemorado, anualmente, em 8 de junho. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, porém a proposta foi feita em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

O tema da campanha de 2024 será Catalisando Ações para o Nosso Oceano e Clima. A proposta é que sejam realizadas diferentes atividades ao longo dos 12 meses do ano. As ações que já aconteceram estão disponíveis no site World Ocean Day.

Para celebrar o Dia dos Oceanos, no dia 8 de junho, sábado, haverá uma exibição especial do filme às 12h30 com apresentação do Grupo de Câmara PUC Minas. O grupo é composto pelos violinistas Vitor Dutra e Alexandre Kanji, a violista Cleusa Nébias e o violoncelista Antônio Viola, sob direção artística do maestro da PUC Minas, Daniel Augusto Oliveira Machado. O repertório inclui músicas que dialogam com o ambiente da apresentação.

Exposição Vida na água

O Museu PUC Minas tem uma seção dedicada ao ecossistema marinho. A exposição Vida na água, localizada no terceiro andar, apresenta a evolução da vida no ambiente aquático e sua biodiversidade e exibe animais extintos e da fauna atual.

É possível conhecer invertebrados como corais, moluscos, artrópodes, ouriços e estrelas-do-mar, e vertebrados como baleias, golfinhos, aves aquáticas, tartaruga marinha, leão-marinho, boto-cor-de-rosa e outros exemplares.

A exposição e o filme oferecem perspectivas complementares sobre os ecossistemas marinhos, permitindo que visitantes de todas as idades tenham uma apreciação mais profunda do mundo subaquático. Ao conectar a exposição e o lançamento do filme com o Dia Mundial dos Oceanos, o Museu e o Planetário não apenas aumentam a conscientização, mas também inspiram ação e respeito pelos nossos recursos aquáticos vitais, destacando a interconexão entre a preservação dos oceanos e a sustentabilidade global.


 


Leia também