Logon

07/10/2022 14:00

Os Cursos de Medicina Veterinária da PUC Minas, Campus Betim e Unidade Praça da Liberdade, irão promover o Outubro Rosa Pet. A campanha visa conscientizar e informar toda a comunidade sobre os impactos de patologias mamárias em cães e gatos, assim como abordar formas de prevenção e/ou tratamento.

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao Câncer de Mama. A doença, que também atinge aos animais, chama a atenção por ser a mais frequente neoplasia em cadelas, e a terceira mais frequente em gatas. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em média, 45% das cadelas e 30% das gatas de lares domésticos desenvolvem algum tumor, sendo que, em 85% dos casos, são apresentados caráter malignos.

O evento Outubro Rosa Pet é uma iniciativa de abrangência nacional, idealizada pelo professor Giovanni Cassali, do Laboratório de Patologia Comparada da UFMG, e que desde a edição de 2018 conta com a participação ativa da PUC Minas, entre outras Instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte. Durante todo o mês, haverá a campanha de conscientização e informação sobre a patologia mamária, de modo que tutores serão informados quanto às diversas formas de controle e prevenção da doença.

No dia 19 de outubro, quarta-feira, das 19h às 21h30, acontecerão as palestras Abordagem Clínica das Noeplasias Mamárias em gatas, ministrada pela professora Luciana Myrrha, e Como Abordar o Câncer de Mama nas Cadelas?, com o professor Luiz Flávio Telles, no Prédio 1 da PUC Minas Praça da Liberdade. Para participar das palestras, é necessário realizar a inscrição pela Sympla.

No sábado, 22 de outubro, haverá, entre 8h e 14h, atendimentos a comunidade externa, que poderá realizar, mediante agendamento prévio, avaliação mamária de cadelas e gatas nos Centros Veterinários da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade e Campus Betim.  Também serão passadas orientações para detecção precoce e prevenção da neoplasia mamária nas espécies caninas e felinas. 

A médica veterinária do Centro Veterinário da PUC Minas Praça da Liberdade, especialista em Oncologia, professora Luciana Myrrha, ressalta a importância da campanha e do diagnóstico precoce. "O Outubro Rosa Pet é uma campanha nacional, idealizada pelo professor Geovanni Cassali, que é uma referência nacional em patologia mamária. É uma iniciativa de conscientização e prevenção, que vem crescendo a cada ano e, desde o ano passado, conta com a parceria da PUC Minas", aponta. "A consciência do diagnóstico precoce aumenta as chances de um bom prognóstico", complementa a médica veterinária.

Agende o seu atendimento:

Centro Veterinário PUC Minas Campus Betim
Telefone: 3539-6900
Endereço: Rua do Rosário, número 1600, bairro Angola, Betim - MG

Centro Veterinário PUC Minas Unidade Praça da Liberdade
Telefone: 3131-2805
Endereço: Rua Santa Rita Durão, número 1160, bairro Funcionários. Belo Horizonte – MG

Para mais informações, acesse o Instagram do Curso de Medicina Veterinária da PUC Minas: @pucminasvet.

Leia também