Logon

12/05/2022 16:00


O artigo Checklist das Aves do Estado de Mato Grosso do Sul (Brasil): diversidade e conservação, que contou com a participação do pesquisador e curador do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, Marcelo Ferreira de Vasconcelos, foi publicado pela revista Papéis Avulsos de Zoologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. O artigo, publicado em parceria com outros pesquisadores de todo o Brasil, é resultado de um estudo da avifauna de uma região do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma coleta de dados a partir de informações colhidas nos séculos XIX e XX em diversas expedições realizadas pelo sertanista brasileiro Marechal Rondon e pelo presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt. O material recolhido foi enviado para o Museu de História Natural de Nova Iorque e para o Museu Nacional do Rio de Janeiro. 
Baseado em todos esses trabalhos de campo existentes, os pesquisadores resolveram compilar tanto essas informações históricas sobre as espécies de aves registradas em antigas expedições científicas, quanto levantamentos de informações de expedições realizadas por Marcelo em Corumbá, também no estado do Mato Grosso do Sul, em que foram registradas muitas espécies de aves, algumas até desconhecidas no estado, incluindo espécies migratórias. 
O pesquisador explica que a relevância do material publicado é a de direcionar esforços para a conservação das aves mapeadas, além de incentivar ações conservacionistas da flora e fauna. O artigo é também uma fonte de informação para os ecologistas que possuem interesse no assunto de avifauna ao detalhar a flora e as aves locais.

Leia também