Logon

 11/10/2023 16:00

A PUC Minas Betim lançará, no dia 16 de outubro, o projeto de extensão Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas: parceria entre a PUC Minas e a UFMG. O evento será realizado às 19h, no auditório do Campus, e contará com palestras da Profª Drª  Lívia Mendes Moreira Miraglia, idealizadora da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Faculdade de Direito da UFMG, Cynthia Alves Saldanha, auditora-fiscal do Trabalho, e Marcelo Lamego Pertence, desembargador do TRT da 3ª região.

Por meio do novo projeto, o Campus Betim, em parceria com a UFMG, oferecerá atendimentos jurídicos e psicológicos gratuitos às vítimas de tráfico de pessoas e trabalho em condições análogas às de escravos, por professores e alunos dos cursos de Direito e Psicologia.

Em Betim e região metropolitana, apenas a UFMG atuava neste tipo de assistência. Com a parceria, a UFMG e o Ministério do Trabalho passam a encaminhar algumas vítimas para atendimento em Betim.

Além do suporte qualificado e humanizado aos trabalhadores resgatados, em consonância com os três pilares indissociáveis da educação superior, ensino, pesquisa e extensão, o novo projeto tem como objetivo desenvolver pesquisas e conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre a escravidão contemporânea e o tráfico de pessoas no país.

Confira os temas das palestras

A extensão como base da universidade pública brasileira: A experiência da clínica de trabalho escravo e tráfico de pessoas, com Lívia Mendes Moreira Miraglia;

Trabalho Escravo Doméstico no Brasil: análise conceitual a partir de casos práticos e a atuação da Inspeção do Trabalho na política de enfrentamento, com Cynthia Alves Saldanha;

Trabalho Seguro, com Marcelo Lamego Pertence.


Leia também