Logon

 12/04/2024 11:00

Nos dias 21 e 22 de março, o Programa de Extensão Saberes e Inovação para a Sustentabilidade (Sabiás), da PUC Minas, promoveu as oficinas Ciclos Formativos. O evento abordou temas relevantes para o desenvolvimento de práticas extensionistas e pesquisas acadêmicas em todos os âmbitos desenvolvidos nas universidades, desde extensão e iniciação científica, até pesquisas de pós-doutorado.

No dia 21 de março, o Prof. Dr. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas (PPGA) coordenou a oficina sobre Pesquisa Engajada, abordando temas como Pesquisa-Ação, Pesquisa Não-extrativista, Diagnóstico Rápido Participativo, Cartografia Social e Círculos de Ação e Reflexão. Já no dia 22 de março, sob a coordenação do Prof. Pablo Peron (Unimontes), foi feita a oficina Pesquisa Quantitativa: aplicações na Gestão Social e na Sustentabilidade. A exposição também abordou a governança ambiental, social e corporativa (ESG), explorando um conjunto de padrões e boas práticas que visam definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

O evento foi realizado por meio de uma colaboração entre o Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do Programa de Pós Graduação da PUC Minas, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), no âmbito da cátedra da Unesco de Economia Criativa e da pesquisa APQ-03195-22, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

As oficinas, produzidas no Prédio Redentoristas, Campus Coração Eucarístico, sede do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), contaram com a participação de 60 pessoas e foram alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação.


Leia também