Mais de 140 pessoas doarão sangue na PUC Minas nos dias 24 e 25 de outubro, das 8h às 12h. A iniciativa é do Instituto Politécnico (IPUC), do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), em parceria com a Fundação Hemominas. A ação acontecerá no Prédio 23 do Campus Coração Eucarístico (Av. Trinta e Um de Março, 961 – acesso 7).
A campanha foi inspirada no aluno do Curso de Engenharia de Produção do Campus Poços de Caldas José Augusto de Oliveira (29), que recebeu o diagnóstico de leucemia em 2020. "Fui um doador de sangue assíduo durante oito anos, fazia doação a cada três meses. Então, tudo mudou: eu, que sempre fui doador, virei receptor. Fiz mais de 100 transfusões de sangue", conta. "Era um período crítico da pandemia. Ninguém saía de casa nem para ir ao supermercado, quem dirá para doar sangue".
Após sessões de quimioterapia, transfusões sanguíneas e tratamentos oncológicos, a médica de José Augusto o informou que em maio de 2021 que ele precisava da doação de medula óssea para a cura definitiva. O procedimento foi feito no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), especializado nesse tipo de transplante.
"Em janeiro de 2023, eu e meu doador decidimos quebrar o sigilo. Eu não sabia quem ele era e ele também não sabia quem eu era. Em julho, ele veio de Florianópolis a Poços de Caldas com a família e fizemos uma palestra sobre a importância da doação de medula óssea", relata José Augusto. A palestra está disponível no canal do Youtube da PUC Minas Poços de Caldas.
No dia 23/10, às 18h, José Augusto contará sua trajetória e a importância de ser um doador de sangue. O evento será na sala 135 (multimeios) do prédio 3. Haverá emissão de certificado para os participantes.
A doação de sangue é muito importante e salva vidas. Não há nenhum substituto para o sangue e ele é essencial para diversas situações, doenças e condições como anemia crônica, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, tratamentos de câncer, etc.
Como doar?
Para doar, basta procurar o centro mais próximo de sua casa. É possível agendar pelo site. Lembre-se de levar seus documentos pessoais e chegar com 15 minutos de antecedência.
Quem pode doar?
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos. Os candidatos com 16 e 17 anos podem doar caso estejam acompanhados por um responsável legal. Já os maiores de 60 podem doar se já tiverem doado anteriormente. Confira todas as restrições e pré-requisitos.
Medula óssea
Além de ser um doador de sangue, você também pode ser um doador de medula óssea. Nesse caso, a coleta acontece quando há compatibilidade entre o doador e o receptor.
A chance de encontrar um doador compatível entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, é estimada em aproximadamente 25% a 30%. José Augusto conta que chegou a fazer o teste com a irmã, mas não eram compatíveis e, por isso, precisou recorrer ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Quando as não são parentes, a possibilidade de compatibilidade pode chegar a 1 para 100.000 usuários cadastrados.
Os candidatos para doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, boa saúde e não apresentar doenças infeccionas ou hematológicas. É necessário fazer o cadastro pela Hemominas. Saiba como tornar-se um doador de medula óssea.