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28/06/2022 16:00

Os alunos da PUC Minas podem solicitar, desde junho, os Serviços de Registros Acadêmicos pelo SGA, o Sistema de Gestão Acadêmica. Esta é uma das soluções que integram a estratégia corporativa de qualificação do atendimento prestado pela Universidade. Alguns serviços de maior procura no Centro de Registros Acadêmicos (CRA) e Secretarias Acadêmicas foram disponibilizados no SGA, permitindo ao aluno solicitá-los de forma remota sem precisar comparecer presencialmente à Unidade.

Os serviços disponíveis são prestados ao aluno, pela Universidade, para resolver situações acadêmicas e fornecer documentos escolares.  Os serviços permitem manter a situação acadêmica em conformidade e obter documentos oficiais da Universidade para diversas finalidades.

Com o objetivo de otimizar a prestação de serviços ao aluno, a Reitoria instituiu em 2020 a Comissão responsável pela adequação do formato e das atribuições do CRA (portaria 30/2020). Outra Comissão também foi instituída para a adequação do modelo de gestão de matrículas. Essas comissões definiram estratégias que resultaram na gestão de matrículas sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), e na evolução da prestação de Serviços de Registro Acadêmico, ao aluno, sendo esta última orientada pelos direcionadores Autosserviço; Central de Serviços (CSC); Diploma Digital; Secretaria Digital; e Otimização e Automação de Processos.

A área responsável na PUC Minas pela gestão da prestação de Serviços de Registro Acadêmicos aos Alunos da Graduação é a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que realiza o atendimento integrando o CRA, as Secretarias Acadêmicas, as Coordenações de Cursos e as Coordenações de Estágio, entre outros setores pontualmente envolvidos nos fluxos de resolução. O papel da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) é prover soluções sistêmicas em suporte a essas atividades.

O projeto sistêmico para o suporte à prestação de Serviços de Registro Acadêmico iniciou-se em fevereiro de 2021, envolvendo principalmente a GTI e o CRA. Em julho de 2021 foi publicado no sistema CSC o catálogo interno de Serviços de Registro Acadêmico, ou seja, serviços prestados aos setores da Universidade. Em 1º de junho último, foi publicado no SGA o catálogo externo, ou seja, serviços prestados aos alunos. Para a publicação do catálogo de serviços externo, a GTI construiu a integração entre o sistema SGA e o sistema CSC, permitindo ao aluno solicitar os serviços pelo SGA WEB, e aos setores responsáveis atenderem utilizando o sistema CSC. Jenner Schiess Ramos, da GTI, ressalta que, além de solicitar o serviço desejado, o aluno também consegue acompanhar a evolução do atendimento pelo SGA WEB. A próxima etapa do projeto será a inclusão das Coordenações de Cursos nos fluxos de resolução, utilizando também o sistema CSC. Assim, todo o registro histórico do atendimento, ponta a ponta, ficará documentado no sistema CSC, que disponibiliza, em vários tipos de relatórios, indicadores quantitativos e qualitativos que permitem aos gestores fazerem análises de desempenho, identificarem pontos de melhoria e tomarem providências para a melhoria contínua da prestação de serviços

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