Logon

12/05/2022 16:00

Alunos do Curso de Engenharia Civil da Unidade São Gabriel apresentam, nesta quarta-feira, 18 de maio, às 14h, para banca avaliadora, os resultados do estudo acadêmico para drenagem urbana na Horta Maria – antiga Horta Comunitária Frutos da Terra – localizada no Bairro São Gabriel, na Regional Nordeste de Belo Horizonte. De acordo com o orientador do grupo, professor Paulo Henrique Maciel Barbosa, a "Horta Maria é muito atingida com inundações da rua em tempos de fortes chuvas e este trabalho acadêmico propõe uma solução para minimizar tais problemas, com procedimentos de drenagem urbana, adotando-se processos de dimensionamento e representação gráfica coerentes com fatores normativos".

 Com o estudo realizado pelos alunos, a equipe de colaboradores da horta poderá ir em busca de subsídios públicos, da iniciativa privada ou de esforços próprios, para executarem o estudo desenvolvido durante a pesquisa, o que minimizará os prejuízos decorrentes das inundações, otimizando a produção e os ganhos da comunidade com a horta. 

A ideia para o trabalho de conclusão de curso (TCC) Drenagem Urbana Pluvial e Análise de Custos: o estudo de caso da horta comunitária Maria, do grupo formado pelos alunos Bárbara Araújo Santos, Brida Souza Tironi, Kenner Gonçalves Viana, Leonardo Araujo Quadros Ferreira, Rayane Ferreira Lacerda e Thiago Magalhães Lacerda de Melo, surgiu a partir de atividade extensionista desenvolvida durante a graduação. 

Para a defesa do TCC, foram convidados a comunidade da Horta Maria e representantes da Prefeitura de Belo Horizonte. A Horta Maria está localizada na rua São Gregório, 81, e fica a 450 metros da PUC Minas São Gabriel.

 Defesa TCC

Título: Drenagem Urbana Pluvial e Análise de Custos: o estudo de caso da horta comunitária Maria

Data: 18/05/2022, quarta-feira

Horário: 14h

Local: PUC Minas São Gabriel – Rua Walter Ianni, 255 - Bloco I – 3º andar – Sala Multimeios 30

Leia também