Logon

21/10/2022 12:00

Os cursos de Jornalismo da PUC Minas promoverão, no dia 27 de outubro de 2022, a quarta edição do JFest, evento anual que reúne profissionais e pesquisadores para discutir questões e desafios contemporâneos do fazer jornalístico, além de debater temas emergentes, cujo entendimento é fundamental para o Jornalismo e jornalistas em formação.

Este ano faremos um evento temático, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil. O formato é de um programa de rádio com auditório, mediado pelos jornalistas Elias Santos (Coração Eucarístico/manhã) e Mario Alaska (São Gabriel/noite). Os convidados participarão de um bate papo conduzido pelo mediador. Haverá ainda sonorização especial, remetendo à história do rádio no Brasil, incluindo propagandas de rádio antigas, além de jogos interativos e quiz com a plateia.

O JFest é gratuito, sem fins lucrativos e aberto ao público externo. Além dos programas de auditório no Coreu e no São Gabriel, haverá oficinas nos turnos da manhã e tarde e mesa de debates nas 4 unidades em que o curso está presente: Coração Eucarístico, São Gabriel, Praça da Liberdade e Poços de Caldas.

Os programas de auditório acontecem das 8:50 às 12:20 no Coreu (auditório do Museu de Ciências Naturais) e no São Gabriel de 19 às 22h30min (sala multimeios 31 do bloco i). Na Praça da Liberdade haverá mesas temáticas das 8:50 às 12:20 (sala multimeios, 6º andar do prédio 1). Em Poços a atividade será no Labcom, prédio 1, também no turno da manhã. Haverá ainda oficina de Edição de Áudio no turno da tarde, no Coreu (prédio 42, laboratório de informática).

Convidados:

CORAÇÃO EUCARÍSTICO - MANHÃ

Elias Santos (MEDIADOR)
é doutorando, mestre e graduado em Comunicação Social pela UFMG. Atua nas áreas de televisão, rádio e internet há mais de 25 anos. Foi um dos realizadores do show de calouros Elias Sunshine Show, em 1993 na UFMG. Foi Presidente da Empresa Mineira de Comunicação EMC, diretor artístico e superintendente da Rádio Inconfidência e apresentador do programa diário Casa Aberta, (programa de maior audiência da Rádio Inconfidência). Foi criador e coordenador executivo da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

Nair Prata é jornalista e doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Trabalhou em emissoras de rádio, principalmente a Itatiaia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Atualmente, é diretora Científica da Intercom. Publicou o livro "Webradio - novos gêneros, novas formas de interação", além de vários artigos sobre o tema. Organizou 25 livros sobre rádio e comunicação.

Maria Claudia Santos é jornalista com Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA. Tem mais de 20 anos de experiência em rádio e hoje é diretora de Jornalismo da Rádio Itatiaia.

Christian Gurtner
é historiador, escritor e piloto comercial de aviões. Produz há 18 anos o Escriba Café, o primeiro podcast de história feito no Brasil, ganhando duas vezes o prêmio de melhor podcast brasileiro e finalista entre 10 melhores do mundo pela Deutsche-Welle.

Bruno Favarini é jornalista formado pela PUC Minas com quase 10 anos de rádio. Atualmente é âncora na Bandnews FM e apresentador do jornal BandNews Minas Segunda Edição. Ex-chefe de redação da Alvorada FM.

Sônia Pessoa
é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (FAFI-BH), mestre e doutora em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG). Professora do Departamento de Comunicação e do PPGCOM/UFMG. Autora do livro "Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas". É coordenadora do Laboratório de Experimentações Sonoras da Fafich/UFMG e idealizadora e coordenadora da Rádio Terceiro Andar.

 

PRAÇA DA LIBERDADE - MANHà

José Augusto Toscano é jornalista há 33 anos, com passagens pelo Diários Associados, jornal Hoje em Dia e outros. Coordena o departamento de Esportes da Rádio Inconfidência há 17 anos. Colunista do Programa Meio de Campo e do Jornal Minas - 1ª Edição, ambos da TV Minas.

Nathália Fiuza
é jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como comentarista esportiva da Rádio Itatiaia. Participa diariamente dos programas Turma do Bate-Bola, às 18h, e Apito Final, às 23h, além da transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro e Liga dos Campeões. Também exerce a função de produtora do programa Bastidores.

Flávia Moreira é jornalista, formada na PUC Minas, e radialista com 20 anos de atuação na área cultural. Atualmente é diretora de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual na EMC – Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência). Apresenta e produz o programa Esquinas de Minas na Rádio Inconfidência. Atuou na área de Políticas Públicas para a Cultura na Secult MG. É pós-graduada em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG.

Paulo Proença é jornalista e radialista. Atua na área cultural há 13 anos. Trabalhou como apresentador, programador musical e produtor das emissoras públicas Rádio Inconfidência (MG) e Frei Caneca FM (PE). Participou como curador de editais públicos e de projetos musicais. Atualmente é assessor de comunicação do BDMG Cultural.


POÇOS DE CALDAS - MANHÃ

Patrícia Cancian Cagnani
é mestre em Fonoaudiologia Clínica pela PUC de São Paulo, especialista em Voz e Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Certificada em Fonoaudiologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono.

 

CORAÇÃO EUCARÍSTICO - TARDE

Danilo Fernandes
é jornalista formado pela PUC Minas e, desde 2010, trabalha com podcasts. Presta serviços de consultoria e edição, escreve sobre a mídia e também é um dos responsáveis pelas videoaulas da PUC Minas Virtual.

 

SÃO GABRIEL - NOITE

Mário Alaska (MEDIADOR)
é graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela PUC Minas. Há mais de 16 anos dedica-se ao rádio. É um dos integrantes do programa 98 Futebol Clube. Além do rádio se dedicou ao stand up comedy. Apresenta o podcast TOMEI GOSTO: Cerveja, café ou vinho? É curador do guiacafe.com.br.

Junior Moreira é apresentador e comentarista da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte. Formado em Jornalismo pelo UNI-BH, teve passagens pelas rádios UFMG Educativa, Alvorada e BandNews FM.

Guilherme Ibrahim é jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Mestre em Comunicação Social com ênfase em interações midiáticas pela PUC-Minas, e também Mestre em Marketing & Corporate Communications pela IE Business School, de Madrid (Espanha). Foi repórter, chefe-de-reportagem e âncora da Rádio CBN-BH, além de ter passagens pela Rádio Inconfidência e Rádio Super FM 91,7. Desde 2022, é editor de conteúdo de política no Jornal O TEMPO, que faz parte do grupo de veículos da Sempre Editora.

Priscila Armani é jornalista e uma das co-fundadoras do Uai-Pod, Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters. Produz e apresenta o podcast de saúde e educação sexual Sexo Explícito, além de emprestar a voz à icônica vinheta de um dos podcasts mais ouvidos do país, o Não Inviabilize.

João Basílio é graduado em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pela UFMG, pós-graduado em Marketing e mestre em Educação Tecnológica. Tem passagem por diversas empresas de comunicação, atuando como coordenador, jornalista, produtor, redator publicitário, designer, editor, diretor e revisor. Professor durante 15 anos em faculdades de Comunicação. Também é compositor, comediante, ator e roteirista.

Edson Costa é jornalista graduado pela PUC Minas. Atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019. É repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Mardélio Couto é jornalista formado pela PUC Minas. Atualmente é repórter na CBN Belo Horizonte e na Rede CBN. Trabalhou por 8 anos no Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde foi apresentador e coordenador de reportagem na BandNews FM de BH. Começou a carreira no rádio aos 14 anos na Comunitária Nova Era em Alvinópolis. Vencedor de cinco prêmios de jornalismo.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista formada pela PUC Minas e bacharel em Direito pela UFMG. É mestranda em Comunicação pela UFMG. Hoje é repórter multimídia na Rádio Itatiaia. Trabalhou na editoria de reportagens especiais de O Tempo e pela BandNews FM, onde atuou como repórter, produtora e apresentadora. Vencedora dos seguintes prêmios de jornalismo: Estácio (2019), Fenacor (2017), CDL (2022), CORI-MG (2018).

Leia também