O violão sempre foi um objeto presente na casa de João Paulo Lanna Ferreira, mas foi em um momento delicado que o instrumento ganhou importância na sua vida. Ele tinha 14 anos quando seu pai faleceu de forma repentina. Foi quando ele encontrou nas notas musicais uma válvula de escape. "Buscando uma forma de me distrair, comprei revistinhas de cifras na banca de jornal e comecei a tentar tocar violão. Para tocar uma música com perfeição é necessário bastante prática. Então, eu usei o violão como uma terapia", recorda o funcionário do Apoio à Coordenação do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei).
Autodidata, ele se apaixonou pelo instrumento e nunca mais o largou. "Hoje em dia eu não tenho muito tempo por causa do trabalho e dos estudos, mas sempre que posso eu pego o violão, vou para a varanda da minha casa e fico lá, tranquilo. Eu até toco em alguma festa ou grupo de amigos, mas para mim é como uma terapia. Se eu preciso me tranquilizar, eu vou para o meu cantinho e toco", conta João Paulo, que gosta de tocar MPB e rock clássico e é fã de Eric Clapton e Seu Jorge.
Seja nos momentos introspectivos ou nos festivos, ninguém resiste a uma boa música, não é mesmo? Para quem tem vontade de aprender a tocar o instrumento, João Paulo ensina o segredo: praticar, praticar e praticar. "No início, ninguém toca bem, mas tem que ter persistência. Se você tem vontade e se dedica, você consegue", aconselha. Além da disciplina, João Paulo explica que é necessário fortalecer as pontas dos dedos e ter uma noção básica de teoria musical, como saber ler os acordes e cifras. "É só ter curiosidade porque tem muitas informações na internet. O site que eu utilizo é o cifraclub, que é gratuito e também tem aplicativo de afinador", sugere.
Se interessou? Então assista ao vídeo que o João Paulo gravou ensinando as dicas básicas para quem quer aprender a tocar violão e solte o som!