"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório", disse Henri Cartier-Bresson, um dos principais fotógrafos da história. Construir um álbum de memórias nas redes sociais, com fotografias bem feitas e que conseguem captar a alegria de momentos felizes, de viagens, confraternizações e recordações da família pode ser mais que um hobby, mas uma maneira de exercitar e registrar o afeto. Que tal, então, aproveitar o tempo livre para captar o cotidiano através de um clique?
Para isso, não é preciso um equipamento profissional. Ao contrário do senso comum, a fotografia com a câmera do celular não é para amadores, e tem ganhado espaço tanto na fotografia documental quanto na fotografia de arte. Com a câmera do celular, alguma noção de técnica e bastante criatividade é possível fazer belos registros.
O fotógrafo da Secretaria de Comunicação da Universidade, Raphael Calixto, preparou um guia prático de fotografia mobile para quem deseja desenvolver essa habilidade.
Confira as dicas:
Limpeza da memória e das lentes
- Limpe todo o espaço que conseguir, transferindo fotos existentes para o seu computador ou serviço de nuvem.
- O celular passa grande parte do dia em nossos bolsos/mochila ou na mão. Lembre-se de sempre limpar a lente antes de fotografar.
Composição
É o fotógrafo que constrói a imagem. Para isso, escolha quais elementos estarão presentes no clique que você quer registrar e os posicione dentro do frame (quadro). É importante harmonizar três aspectos: o personagem, o espaço e também o tempo.
Foco
Ache o foco da foto tocando na tela do smartphone. Selecione o assunto que quer focar, clicando na tela. Mantenha a câmera firme, segurando com as duas mãos enquanto fizer o clique, evitando assim fotos borradas, em movimento ou fora de foco.
Enquadramento
Tão importante quanto o foco é a composição e o enquadramento da foto. Passe um tempo compondo mentalmente a sua imagem. Leve em consideração os elementos que você quer deixar dentro do enquadramento, e o que for irrelevante você deixa para fora.
Regra dos terços
Ative os gridlines (3×3), e utilize a técnica de regra-dos-terços para compor a sua foto. Essa é uma técnica muito utilizada para produzir imagens mais equilibradas e atraentes. Posicione os elementos mais importantes na sua cena ao longo das linhas guias, ou nos pontos onde as linhas se cruzam.
Iluminação
A maioria das câmeras dos celulares se sai melhor quando acionada para fotografar em ambientes abertos e sob luz diurna. Se possível, opte por este horário. De maneira geral, os celulares permitem que você ajuste a luz clicando em alguma parte da cena. Se você clicar em uma parte mais clara, ele vai ajustar toda a cena em função daquela luz, então outras partes podem ficar escuras. Seja paciente e faça alguns testes.
Hora de praticar
Quando for fotografar, aproveite essas dicas:
- Procure a luz e certifique-se de que está usando-a a seu favor;
- Experimente vários ângulos;
- Use as linhas guias/grades;
- Apoie os braços e cotovelos junto ao corpo;
- Use as duas mãos para segurar o celular;
- Na hora de clicar, use os botões (de volume) nas laterais do aparelho;
- Evite usar o zoom do celular sempre que possível, porque é uma ampliação digital do arquivo;
- Deixar o horizonte na linha inferior da regra dos terços;
- Travar a exposição: clique e segure no ponto base, em seguida deslize o controle de exposição para cima ou para baixo;
- Para um melhor resultado na edição, sempre que possível faça fotos subexpostas;
- Se não houver nenhuma fonte de luz disponível, desligue o flash.
Com essas dicas ficou fácil, né? Agora é só aproveitar o tempo disponível para construir e registrar belas lembranças da vida cotidiana.