Entre as várias alterações cotidianas provocadas pela pandemia, talvez uma das mais perceptíveis está na forma como interagimos, social e profissionalmente. Com a distância física imposta, nunca fomos tão dependentes dos meios eletrônicos para nos comunicarmos. É o caso de Vanessa Calixto Navarro. A gestora do setor de Infraestrutura da Unidade Praça da Liberdade coordena uma equipe composta por 75 funcionários, divididos entre três funções principais: administrativo, limpeza e segurança. Ela compartilhou conosco a experiência de gerir tantas pessoas e tantos processos a distância.
Confira o seu depoimento na íntegra:
"A comunicação com os funcionários da minha equipe tem sido bastante positiva por meio de e-mail e pelo aplicativo WhatsApp. Sempre que preciso informá-los sobre eventos, acontecimentos, informações sobre o setor de Recursos Humanos e outros comunicados, utilizo o aplicativo, que é o meio de comunicação mais ágil e momentâneo. Apesar de alguns funcionários terem pouca habilidade com a tecnologia, em pouco tempo consigo objetividade e precisão nas informações, atingindo um retorno favorável.
Tivemos dificuldade com algumas pessoas que são mais velhas e ou não têm muita familiaridade com a tecnologia ou não têm acesso. Neste caso, recorremos aos seus filhos, passando a informação a eles. Nós enviamos a mensagem ou o e-mail e, para aqueles que têm dificuldade, ligávamos avisando que enviamos um comunicado. Dessa forma, conseguimos ter um retorno de que todos estavam cientes e recebíamos respostas mais ágeis.
Eu tenho um grupo de mensagens com cada área: com a equipe da segurança, com a da limpeza e com a do administrativo. E estou sempre mandando mensagem nos três grupos, para que os encarregados encaminhem para os funcionários as orientações enviadas. Eu tenho encarregado na parte da manhã e da tarde, e cada um fica responsável por sua equipe. Então, mandar essas mensagens via aplicativo chega bem rápido para os funcionários e o retorno é bem positivo, até o final da tarde todos já deram o retorno. A maioria deles já tem e-mail e celular, então já estão acostumados com essas tecnologias".
Vanessa Calixto Navarro
Gestora do setor de Infraestrutura da Unidade Praça da Liberdade