Força pela fé
Sem dúvida alguma, a pandemia da Covid-19 desestruturou fisicamente, emocionalmente e também espiritualmente diversos brasileiros. O medo e a angústia provocados pela sensação de desconhecimento do que está por vir, por diversas vezes, ocuparam nossos pensamentos. Entretanto, assim como pretendemos mostrar por meio dessa editoria, mesmo nos momentos mais difíceis, é possível encontrar uma saída.
Para Naneia Guimarães Borges, funcionária da Coordenação Geral dos Laboratórios da Área da Saúde na PUC Minas Betim, o caminho encontrado para lidar com as adversidades que vieram junto à pandemia foi por meio da fé e sua conexão com Deus.
Confira abaixo o depoimento da funcionária:
"Para mim, a pandemia da Covid-19 trouxe muitas lições que não aprenderia em um tempo normal. Uma dessas lições está ligada ao gerenciamento das minhas emoções. Medo, angústia, ansiedade, tristeza, fraqueza e impotência foram algumas das emoções vivenciadas por mim nesse período e, também, por várias outras pessoas que estavam ao meu redor.
Tentei o máximo que eu pude administrá-las de forma saudável para que não afetasse negativamente o meu dia a dia e minhas relações. Eu me permiti sentir cada emoção para conseguir entender o que estava acontecendo comigo e com os outros. Dessa forma, percebi que ninguém estava bem. Todos tentavam buscar um equilíbrio dentro de si para seguir a vida e adaptar-se ao novo normal.
Em vários momentos, pensei que não daria conta de fazer o meu trabalho e cuidar da minha saúde mental, pois me sentia muito cansada mentalmente e esgotada fisicamente. Mas, quando fui para o secreto com Deus, verdadeiramente, senti que não estava sozinha. Cada oração realizada tinha um efeito calmante para minha alma. Busquei o fortalecimento do espírito e da fé para conseguir fechar cada dia vivido no ano de 2020.
Ainda são tempos difíceis, mas sigo em frente fortalecida na fé. As experiências do ano passado me fizeram crescer e a encarar as adversidades como oportunidades de desenvolvimento de novos pensamentos, novos comportamentos e novas atitudes. Além disso, me fizeram entender que o dia de hoje é o mais importante. O amanhã, nada sei..."
Naneia Guimarães Borges
Coordenadora dos Laboratórios da Área da Saúde na PUC Minas Betim