Estamos Juntos

Newsletter da Quarentena

 Natureza e fé nos arredores de BH

 Acervo Arquidiocese de BH

 

 

Com o fim da Onda Roxa, fase mais restritiva do programa Minas Consciente, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade voltou a receber turistas e fiéis por meio de visitas agendadas. E é essa a nossa sugestão de lazer desta edição. Localizado a 48 km de Belo Horizonte e a 16 km de Caeté, o lugar encanta por sua beleza natural. A 1.746 metros de altitude, o Santuário permite uma vista panorâmica dos Mares de Morros, paisagem característica do Estado. Para os amantes da natureza, é uma bela opção de passeio para respirar ar puro e espairecer. Literalmente, um respiro em meio à pandemia.

A Serra da Piedade também é ideal para as pessoas que procuram um lugar de paz para refletir e professar sua fé. A Ermida do Santuário abriga a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, o que rendeu ao Santuário o título de Coração de Minas. Esculpida em cedro no século 18, a imagem é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Em tempos pré-pandemia, o Santuário recebia cerca de 500 mil pessoas por ano. Com a adoção do isolamento social como estratégia para a contenção da disseminação do vírus, a visita só é permitida por meio de agendamento de pequenos grupos para controle de público. Na entrada do Santuário há aferição de temperatura e pessoas com febre (temperatura maior que 37,7 graus) são proibidas de continuar o passeio; e o uso de máscara é obrigatório. A administração do espaço disponibiliza álcool em gel para a higienização das mãos antes, durante e após a visita. Também é necessário acompanhar o guia turístico e seguir suas recomendações. A taxa de visitação é de R$ 10,00, sendo que crianças de até 12 anos são isentas e pessoas acima de 60 anos têm direito a meia entrada.

Confira todas as orientações para a visitação, como chegar ao Santuário, agende a sua visita e divirta-se!